3 atitudes para controlar a ansiedade e viver melhor

A ansiedade é um problema muito comum e que afeta a vida de muitas pessoas. Às vezes, é devido a esse sentimento que muita gente não consegue realizar alguns objetivos que tem. A pressa de querer que tudo aconteça logo acaba atrapalhando no acontecimento real, no tempo que deve ser. A ansiedade é negativa na vida pessoal, na profissional e amorosa.

como-controlar-a-ansiedade

Confira algumas dicas para tentar controlar essa emoção:

1º. Pense em você

Geralmente a pessoa que é ansiosa quer que tudo aconteça muito rápido e não tem paciência para esperar. Se ela pedir para alguém fazer alguma coisa, algum favor, ela não pode aguardar até que a pessoa realize a atividade e acaba fazendo tudo sozinha. Isso faz com que você fique sobrecarregada e muito mais cansada.

O que você deve fazer é tentar desacelerar, deixar que cada pessoa faça as suas coisas no seu tempo, sem cobranças, sem estresse. Tire um tempo para você, tente relaxar e aproveite para colocar as ideias no lugar. Faça uma reflexão e encontre o seu ponto de equilíbrio.

2º. Divida as responsabilidades

Também em relação a isso, outra coisa muito importante para controlar a ansiedade é deixar que as pessoas façam algumas coisas no seu lugar de vez em quando. Você assume todas as responsabilidades em casa, no trabalho, na família? Inverta os papeis, deixe que alguém faça uma atividade por você na empresa, peça ajuda do marido para cuidar das crianças, deixe que outra pessoa resolva os problemas da família. Sair do centro é importante. Você não precisa abandonar as suas responsabilidades, apenas se sentir confortável por não ter que fazer tudo sozinha. Assim, quando não conseguir dar conta de tudo por algum motivo, saberá que pode contar com quem está a sua volta.

3º. Cada coisa no seu tempo

Além disso, também muito importante saber fazer uma coisa de cada vez. É muito comum as pessoas ansiosas desenvolverem várias atividades ao mesmo tempo. Você é daquelas pessoas que tem uma listinha de coisas a fazer? Então, faça uma de cada vez, dedique-se aquele momento, termine, dê uma breve pausa e comece outra atividade.

Realize as suas atividades, mas sem enlouquecer querendo fazer tudo de uma vez só. A vida não é feita apenas de compromissos. Coloque metas, faça um pouco das coisas que têm pendentes e policie-se para dar uma descansada também entre as atividades.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário