5 Formas de Emagrecer com Saúde

Quem deseja aproveitar o inverno para emagrecer até o verão e chegar sequinha no próximo carnaval, encarar o esforço da academia e começar a ficar de olho no prato são excelentes dicas. Porém, nada de dietas radicais e que prometem efeitos surpreendentes a curtíssimo prazo, pois isso além de facilitar o temido efeito sanfona, pode acarretar em sérios prejuízos nutricionais para o corpo. Por isso, aprenda os 5 passos para emagrecer, sim, mas com saúde.

– Coma! Comer mais e, ao mesmo tempo, sentir-se saciado e perder peso é totalmente possível, desde que você selecione bem os alimentos. Prefira: ovos (rico em proteínas); sopas (poucas calorias e muitas vitaminas, minerais, fibras e água); guisados; cereais, massa e pão integral; carne magra (especialmente frango e peru); peixe (possui ômega 3, uma gordura saudável e fósforo, que é excelente para o cérebro), tofu, nozes, leguminosas (ervilhas, favas, feijão, soja, grão) e legumes (os de folha escura fornecem cálcio, ferro e antioxidantes). Use e abuse das fibras! Auxiliares da dieta, elas enchem e demoram a digerir, deixando-o satisfeito por mais tempo. Como não são absorvidas pelo organismo, são grandes aliadas para regularizar o trânsito intestinal.

– Planeje bem seu cardápio: uma alimentação saudável deve ser variada, não só para permitir a ingestão dos nutrientes essenciais ao nosso corpo (proteínas, hidratos de carbono, vitaminas, sais minerais e gorduras), mas também para nos trazer bem estar e satisfação, evitando assim os ataques compulsivos e desejos descontrolados por doces e frituras. Para ajudar, aprenda como deve ser constituída sua alimentação diária:

4 a 11 porções de carboidrato (cereais, pão, arroz, massa, etc)

3 a 5 porções de hortaliças;

1 a 2 porções de leguminosas;

3 a 5 porções de frutas;

2 a 3 porções de peixe, carne ou ovos;

2 a 3 porções de lacticínios.

– Mexa-se! Para emagrecer de modo saudável e definitivo, além de uma alimentação adequada, é necessário aliar a ela uma rotina de exercícios. Não precisa ser todos os dias, praticar alguma atividade física pelo menos três vezes por semana já traz grandes resultados, por promover a queima calorias, o que reduz a gordura, aumenta a massa muscular e acelera o metabolismo que, por sua vez, queima calorias (mesmo enquanto dorme).

– Substitua os alimentos: algumas atitudes diárias, se seguidas, farão enorme diferença na sua ingestão diária de calorias, otimizando ainda mais sua rotina alimentar que, consequentemente, te farão emagrecer de modo mais saudável. Substitua alimentos como, por exemplo, trocar o leite, a manteiga, o queijo e os iogurtes gordos, pelos desnatados e 0% de gordura; em vez de maionese, optar por colocar mostarda nos sanduíches; em vez de açúcar, adoçante ou mesmo puro; trocar hambúrgueres de fast food por uma sanduíche de frango com tomate e alface; esquecer as batatas fritas comuns e preferir você mesma prepará-las em casa, assando uma batata em papel de alumínio; optar por carboidratos integrais, enfim, existem inúmeras maneiras para saciar o seu apetite de forma saudável e sem prejudicar o paladar.

– Beba muita água: cerca de 70% do corpo humano é composto por água, por isso, deve-se ingerir, no mínimo, um e meio a dois litros de água por dia. Para além de hidratar, eliminar toxinas e não acumular calorias. Algumas vezes o corpo pode emitir sinais de fome quando na realidade o que tem é sede. Da próxima vez que sentir fome, beba um copo cheio de água.

 

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário