5 minutos de leitura por dia diminui o estresse

5 minutos de leitura para diminuir o estresse

5 minutos de leitura por dia diminui o estresse  1

A leitura é uma atividade que só tem a trazer benefícios para qualquer pessoa que a inclua na sua rotina, no seu dia a dia. Ler é uma ótima forma de enriquecer o seu vocabulário, uma boa maneira de absorver escrita correta e de acordo com as normas cultas, é um prazer, uma atividade perfeita para deixar o cérebro sempre ativo e ainda passar o tempo. Tudo isso e muito mais você tem como benefício ao iniciar uma leitura, mas, agora, você sabia que ler também é um remédio para combater o estresse?

Leitura prazerosa para reduzir o estresse

Pois é, uma pesquisa indicou que com apenas alguns minutinhos de leitura por dia, basicamente cinco minutos com os olhos atentos em um livro você já consegue relaxar e aliviar boa parte das tensões do dia a dia. Essa pesquisa realizada em uma universidade da Inglaterra colocou algumas pessoas para realizarem atividades de relaxamento, como ouvir música, passear, jogar videogame, entre outras, inclusive a leitura. Dentre todas as atividades realizadas, foi a leitura o que mais ajudou a reduzir o estresse, atingindo uma diminuição de até 68%. Um resultado realmente incrível.

A explicação de como a leitura serve para relaxar

Os cientistas responsáveis pela pesquisa explicam que a leitura de torna a atividade mais relaxante e adequada para reduzir o estresse, pois neste momento nós conservamos a mente concentrada na interpretação daquilo que estamos lendo, portanto, os músculos e coração ficam mais aliviados, considerando que é o cérebro que está “trabalhando”. O corpo faz uma espécie de transferência de atenção para o cérebro e visão, dando prioridade a esse estímulo causado pela leitura.

A leitura é tão boa para relaxar e diminuir o estresse porque esse momento com o livro nas mãos se torna só nosso, onde nos transferimos para outro mundo, para o mundo da leitura. Os outros sentidos são praticamente desligados, nos fechamos naquele momento da criatividade e fantasia, viajando na história, muitas vezes até dando risada algo quando os fatos são cômicos. O estresse vai embora porque deixamos as preocupações e os problemas do lado de fora, nos concentramos apenas naquele momento de prazer.

Para se obter tudo isso é preciso, em primeiro lugar, que a leitura seja prazerosa para você, e não uma obrigação. Escolha um livro, revista, enfim, a leitura que desejar, desde que ela lhe prenda, que faça com que você se entretenha.

 

Por Íngrid de Castro

 

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário