A importância da prevenção do câncer de mama

cancer de mama

A prevenção do câncer de mama é uma grande aliada  para detectar e ajudar a salvar vidas.  Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o tumor na mama está entre os de maior incidência. Cerca de 500 mil novos casos da doença devem ser diagnosticados no país em 2010.

O câncer de mama é  maior causador de morte em mulheres, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e auto-exame, mamografia e ultrassonografia).

FATORES DE RISCO

* Idade acima de 50 anos
* História própria ou familiar de câncer de mama
* Não ter filhos
* Exposição significativa a raio X
* Primeira menstruação cedo
* Menopausa tardia
* Classe socioeconômica alta
* Primeira gestação após os 30 anos
* Dieta rica em gorduras
* Tabagismo

IMPORTANTE:

Fazer o auto-exame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês.

Assita o vídeo abaixo e veja mais sobre a importância da prevenção do câncer de mama:

2 Comentários

  • Temos que ficar alerta, pois o câncer de mama vem sendo cada vez mais frequente entre as mulheres, devido ao estilo de vida que levamos hoje em dia. Vamos fazem o auto-exame todos os meses e a mamografia uma vez ao ano independente de nossas idades, mulheres que têm caso dessa doença na família estão no grupo de risco e a prevenção deve ser feita desde cedo! Quando detectado precocemente, o câncer de mama pode ser eliminado, com drogas como o herceptin que proporciona as mulheres uma grande possibilidade a continuar vivendo!

Deixe um comentário