Página inicial » Manicure - Unhas » Alergia a Esmalte de Unhas Sintomas

Alergia a Esmalte de Unhas Sintomas

Atualizado em:

alergia Esmaltes sintomas Alergia a Esmalte de Unhas Sintomas

Embora o esmalte deixe nossas unhas bonitas, na moda e ajudar no fortalecimento e proteção diária delas, ele também é causa de alergias em algumas pessoas. O nome que se dá a elas é Dermatite de Contato ou Eczema de Contato, os seus principais causadores estão presentes na composição dos esmaltes, como o formaldeído, presente na resina do esmalte e que tem como função dar aderência e durabilidade necessária ao esmalte. Outros componentes muito alergênicos são o tolueno, um solvente da fórmula tradicional de esmaltes e a mica, um pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes.

A alergia a esmaltes pode aparecer em todas as fases da vida, especialmente na adulta. Contudo, quem tem o problema, hoje não precisa mais abrir mão de estar sempre com as unhas pintadas e bem feitas, pois já existem no mercado esmaltes hipoalergênicos, isentos das substâncias causadoras da alergia. Ou seja, livres de tolueno, formaldeído ou mica.

Para descobrir se tem ou não alergia a esmalte de unha, o ideal é a pessoa se submeter a um teste de contato, realizado por um médico dermatologista. No exame, aplica-se uma fita nas costas da paciente contendo 35 substâncias, entre elas o formaldeído e as resinas contidas no produto. Após 48 horas a fita é retirada e, em seguida, é realizada a primeira avaliação, observando sempre se ocorreu reação alérgica e a qual substância esta reação corresponde. Uma segunda avaliação é feita após 96 horas. O resultado do teste é positivo quando no local onde foi colocada a substância, aparecer vermelhidão ou, em casos severos, bolhas.

Conheça os principais sintomas da alergia a esmaltes:

- inchaço e descamação nas pálpebras superiores, que podem ficar vermelhas devido a descamação;

- vermelhidão, coceira e lesões ao redor do pescoço, rosto, orelhas e mãos.

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>