Página inicial » Saúde » Alergia nas mãos – Sintomas e Dicas

Alergia nas mãos – Sintomas e Dicas

Atualizado em:

alergia nas mãos Alergia nas mãos   Sintomas e Dicas

A alergia nas mãos ou dermatite alérgica de contato é um problema muito comum, Quando o problema aparece, coçar e esfregar o local atingido, além de não aliviar, pode levar a um aumento ainda maior da irritação da pele. Assim, a simples atitude de evitar o contato direto das mãos com os produtos e substâncias que provocaram a dermatite é suficiente para que em alguns dias já se comece a notar melhoras.

Em pouco tempo, o aspecto de vermelhidão da pele desaparece, as bolhas “estouram”, formando crostas que secam rapidamente. A melhora prossegue com o fim das coceiras, e a aparência da pele volta ao normal, sem descamações. Isto pode acontecer entre um período de dias ou semanas, dependerá de cada caso.

  • A DERMATITE ALÉRGICA DE CONTATO

se manifesta após a exposição constante e o contato direto das mãos com substâncias para as quais o organismo apresenta maior sensibilidade. Ela ocorre quando a pessoa é alérgica e o organismo tem uma predisposição a reagir mal a determinado agente químico, presente em produtos de limpeza (detergentes, sabão em pó, lustra-móveis, luvas de borracha…), bijuterias e jóias (anéis com níquel), além de certos cosméticos (esmaltes, removedores para unhas, hidratantes…).

  • Tratamento com remédios

O primeiro passo para amenizar os sintomas das dermatites é se afastar dos agentes que irritam a pele. Se isso não resolver, os médicos indicam o uso de medicamentos. Atualmente, a medicina dispõe de cremes ou pomadas antiinflamatórias à base de corticosteróides, além de imunossupressores — a mais recente novidade para este tipo de tratamento e utilizados com o intuito de diminuir o processo inflamatório crônico das mãos.

Já os óleos vegetais, como o de semente de uva, camomila, entre outros, exercem um papel calmante na região afetada, sendo indicados apenas para os casos mais leves, ou seja quando as lesões ainda não estão inflamadas.

Confira um vídeo abaixo onde você aprenderá mais sobre alergia nas mãos :

Fonte: Viva Saúde e Gnt

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita


10 comentários

  1. Olá,tenho 17 anos estou ha com essa alergia há muitos anos de minh VIDA e ja me recomendaram muitas pomadas e nenhuma obtive sucesso… nao aguento mais, evito pegar em sabão mas nao da…até o sabonete piora minha situaçãp..por favor, me diga um medicamento que resolva isso…
    Obrigada :)

  2. francislaine

    Tem uns 15anos que tenho uma alergia so em uma mao lado direito,ela descama toda ate abrir uma ferida,como fosse um corte,ja fui em dermatologista,clinico geral,e quando chega frio e pior,hidrato sempre mais não adianta,o que eu posso fazer?

  3. agradeco por mais um blog informativo. Onde mais posso obter esse tipo de informacao escrita com tal metodo? Eu tenho um risco que eu estou simplesmente operando agora em diante, e eu tenho vindo a olhar para fora para tais informacoes.

  4. tenho alergia de sabao em po e alvejante,qual pomada e indicada se a alergia esta em um estagio avançado?

    • Olá Bel, neste caso é importante você procurar um médico dermatologista.Pois usar qualquer pomada não sabendo o que ocasiona a alergia pode piorar ainda mais o quadro alérgico.

  5. Minhas mãos coçam muito e ficam extremamente ressecadas todas as vezes que pego em papel. Gostaria de saber o que devo usar, já que trabalho o dia inteiro mexendo com documentos. Tenho duvida se tenho alergia ao papel ou a tinta da impressora. Obrigado

  6. tenho uma alergia na mão, ela começou muito simples nas cutículas, sendo que nunca manipulei um alicate de cutila muito menos a tiro. começou como uma simples escamação porem foi passando de mão para mão hoje esta inchada e vermelhas muito sensível a toques.E para piorar esta passando para o rosto, da mesma forma que começou nas mãos, estava usando a pomada de corticoide mais não estou vendo resultado, existe algo para me ajudar….

  7. eu tenho uma alergia a cacau em pó minhas mão fica ressecada e cortada e cosa muito tambem apareci umas bolhas eu trabalho com o cacau que posso fazer

  8. eu tenho uma alergia e sai umas bolinhas contem agua e elas estroram , e fica cosando , e nunca pra , conforme vai acontecendo ate racha os dedos
    eu passei uma pomada foi boa mas tive alergia da pomada, o que devo fazer , comecou devido o uso com sabao liquido,,,,obrigado

    • Ranillen Gavazza

      Na verdade eu também tenho essa alergia e na verdade ela vem do contato com o alho!! O maximo que eu tento fazer e me manter longe ou quando vou cuzinha procuro usar luvas e o jeito fazer oq!!!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>