Alergias Respiratórias Sintomas

As alergias respiratórias ocorrem quando o organismo apresenta uma resposta imunológica (de defesa) diferente da resposta protetora esperada, causando alterações indesejáveis. O termo “alergia” vem do grego “allos”, que significa alterações do estado original; sendo essas alergia definida como reações específica do sistema de defesa do organismo à substâncias normalmente inofensivas. Pessoas que tem alergias frequentemente são sensíveis a mais de uma substância. Que, geralmente incluem: pólens, partículas de pó, esporos de fungos, alimentos, látex, veneno de insetos e medicamentos.

Os médicos acreditam que, para a ocorrência de alergias respiratórias, deve-se haver uma combinação entre uma já predisposição genética da pessoa e uma situação no ambiente facilitadora para que a doença seja desencadeada.

Dentre os fatores que favorecem o aparecimento das alergias respiratórias em crianças, por exemplo, pode-se citar o tabagismo passivo no primeiro ano de vida, história de alergias em parentes em primeiro grau, a exposição a alérgenos animais (pêlos de gato, cachorro e etc), pouco tempo de aleitamento materno, etc.

Há também a polinose (febre do feno), que é uma doença que ocorre sempre na mesma época do ano – primavera, quando ocorre a polinização. Os grãos de pólens de plantas se depositam nos olhos e nariz, levando a uma reação alérgica. Dentre as plantas que podem causar alergia estão: azevém, ciprestes, eucaliptos, plátanos, acácia e outros.

No sistema respiratório, a alergia poderá manifestar-se como uma doença alérgica no nariz (rinite alérgica) ou nos pulmões e vias aéreas (asma ou hiper-reatividade brônquica).

Os sintomas das alergias respiratórias, costumam se manifestar na forma de:

– Espirros

– Coriza (nariz com corrimento)

– Obstrução nasal

– Tosse

– Gota pós-nasl (“catarro escorrendo atrás da garganta”)

– Olhos, nariz e garganta um pouco avermelhados

– Chiado no peito

Por Malanny Serejo / Fontes: abcdasaude.com.br/saudeinformacoes.com.br

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!