Alimentação à base de Antioxidantes combate o envelhecimento da pele

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O sonho do rejuvenescimento é possível desde que a alimentação seja feita de forma correta e incula nela alimentos com alto poder antioxidante, é o que diz uma pesquisa realizada recentemente pela Unilever que mostrou ser possível amenizar as rugas faciais com a ingestão de um coquetel de cápsulas de isoflavonas de soja, licopeno, vitamina C e E + óleo de peixe (ômega 3). Esse coquetel possui antioxidantes que são eficazes no combate dos radicais livres – moléculas produzidas naturalmente pelo organismo, mas que, em excesso, aceleram o envelhecimento celular. Os radicais livres degradam o colágeno, proteína que garante a sustentação da pele, favorecendo o aparecimento das rugas.

A pesqueisa  foi  realizada em um grupo de mulheres no período pós menopausa, porque nessa fase há um declínio do nível de estrogênio, hormônio feminino que tem relação direta com a produção do colágeno. Assim, o estudo confirmou que uma suplementação bem feita, aliada a uma alimentação saudável, ajuda a pele a se proteger e produzir colágeno. Isso permite um benefício preventivo, que se envelheça mais devagar, e que a resposta a tratamentos estéticos seja melhor. declarou o endocrinologista e nutrólogo Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento.

O segredo da eficácia desse mix de substâncias – ômega, Isoflavona, vitaminas C e E e lipoceno para uma aparência mais jovem, está na combinação delas. Juntas essas substâncias agem sinergicamente, isto é, uma complementa a outra. É assim: ao atacar um radical livre prestes a agredir uma fibra de colágeno, a vitamina C torna-se instável e precisa de um parceiro, por exemplo, a vitamina E, para ficar estável de novo. Aí a vitamina E se desestabiliza e vem outro ajudante e assim por diante. O processo de combate aos radicais livres é um ciclo que reçomeça até que eles sejam eliminados do organismo.

É possível ainda consumir alimentos que contenham essas subestâncias ou mesmo ingerir em cápsula, regularmente. Isso é útil. Tudo depende da necessidade de cada pessoa,a vitamina C deve ser sempre associada às vitaminas E ou A. Na cadeia antioxidante, elas se complementam.

Muitas vezes a dificuldade de ingerir todas as substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo nem é culpa só da má alimentação. O simples transporte do alimento compromete o teor nutritivo. Para se ter uma ideia,  a laranja sai do pé com algo entre 70 e 100mg de vitamina C. Ao ser transportada por longo tempo, ela consome a própria vitamina para não se oxidar e chega à mesa com menos de 10mg de vitamina. O jeito de aproveitar ao máximo seus nutrientes é consumir frutas, legumes e verduras crus ou pouco cozidos, e os grãos e cereais na sua forma integral.

 

Vitamina C
É considerada um dos mais poderosos antioxidantes, mas perde seu teor nutritivo com facilidade, quando exposta ao ar, armazenamento prolongado ou cozimento. Fontes principais: frutas cítricas (laranja, limão, tangerina), acerola, vegetais verde-escuros (rúcula, brócolis), caju e kiwi.

Vitamina E
Age em conjunto com a vitamina C e como esta, também tem seu teor nutritivo reduzido em até 50% quando exposta à luz, oxigênio e calor. Fontes: óleos de soja, milho, girassol e azeite de oliva; nozes, castanhas, amêndoas; sementes de abóbora, girassol, gergelim, linhaça; cereais integrais, abacate, vegetais de folha verdes e gema de ovo.

Licopeno
É um poderoso combatente dos radicais livres. Sua fonte mais rica é o tomate, que consumido cru apresenta, em média, 30mg de lipoceno por quilo do fruto, já o suco de tomate tem aproximadamente 150mg de lipoceno por litro.

Isoflavonas
Encontradas na soja e seus derivados – leite, feijões, queijo —  elas agem sobre a pele como o hormônio feminino, favorecendo bons níveis de colágeno. Mas esse alimento deve ser usado com parcimônia por mulheres com predisposição ao câncer, por conta de sua função fitoestrogênica.

Ômega 3
É um potente antioxidante que, inclusive, melhora a textura da pele, já que age sobre a fluidez celular. Fontes: peixes de maneira geral, principalmente os de água fria, como salmão, sardinha e anchova.

A suplementação deve ser orientada sempre por médicos , as cápsulas deve ser prescrita por um especialista, com dosagem individual, não pode ser generalizada nem se deve usar as cápsulas sem parar. A quantidade e as substâncias prescritas variam para cada pessoa, de acordo com seu estilo de vida e à sua exposição a situações que favorecem a produção de radical livre. Por isso antes de sair comprando todos as substâncias procure um médico e faça uma consulta.

 

Fonte : Uol

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