Alimentação Na Amamentação

Enquanto estiver amamentando, é muito importante que a mãe e seu bebê ingiram alimentos saudáveis. Pois o consumo de bons alimentos produz bom leite. Ela deverá comer maior quantidade de alimentos para dar a seu corpo a energia, proteínas, vitaminas e minerais necessários à criança.

Abaixo, veja as recomendações alimentares a serem seguidas nesta fase:

 

– Consuma alimentos dos 5 grupos alimentícios básicos:

 

Pão, cereal, arroz e grupo de massas. Consuma entre 6 a 11 porções diariamente.Grupo de vegetais que inclui verduras e vegetais maduros. Consuma entre 3 e 5 porções diariamente.

Frutas: consuma entre 2 e 4 porções por dia.Carne, aves (galinha, peru), pescado, ovos, feijões ou nozes. Consuma entre 2 3 porções ao dia.Produtos lácteos como leite, queijo, iogurte. Consuma entre 2 e 3 porções ao dia.

 

– Mantenha bastante cuidado ao preparar e cozinhar os alimentos.

 

Para preservar seus alimentos dos produtos químicos derivados dos agrotóxivos, lave e descasque as frutas frescas e vegetais. Corte e retire a gordura das carnes, aves e pescados já que alguns produtos químicos penetram nas carnes. Também não consuma peixe que possa ser proveniente de águas contaminadas.

 

– Preste atenção nas calorias:

 

A mulher na fase da amamentação deve consumir entre 400 e 500 calorias adicionais por dia enquanto estiver amamentando. Se estiver amamentando gêmeos, necessitará de 800 calorias adicionais por dia. Após 6 semanas, poderá consumir alimentos que contenham um pouco menos de calorias.

 

– Consuma cálcio:

 

O cálcio é um mineral que fortalece ossos e dentes. Pode-se adquirir cálcio de muitos alimentos diferentes, tais como leite, iogurte e queijo. Outros alimentos ricos em cálcio são o salmão, as sardinhas, os feijões, as uvas passas, o suco de cenoura, couve, agrião e outras verduras.

 

– Consuma ferro:

 

O ferro é um mineral do qual o corpo necessita para produzir hemoglobina. A hemoglobina é uma parte dos glóbulos vermelhos do sangue. Ela transporta o oxigênio desde os pulmões até o resto do corpo. Coma diariamente uma ou mais porções de alimentos ricos em ferro. Boas fontes são Os peixes, as aves, o cordeiro, o porco, moluscos e ostras, grão de bico, legumes, frutas desidratadas, sardinhas, fígado, germe de trigo, soja, sementes de girassol e de abóbora.

 

– Beba pelo menos 8 copos (do tamanho de uma lata de refrigerante) de líquidos diariamente. A água é o melhor líquido para se beber e não contém calorias. Estes líquidos também podem ser sucos de frutas, leite e sopas. Tome sempre algum líquido antes de amamentar o bebê. Mas não em, excesso, pois líquidos demais diminui a produção de leite.

 

– Evite os alimentos salgados, embutidos e conservados em sal. O bebê não tolera grandes quantidades de sal no leite materno. Não adicione sal ao cozinhar os alimentos. Compre alimentos pobres em sódio como os queijos sem sal e as comidas leves.

 

– Evite os alimentos que produzam mal estar no estômago do bebê, são eles: Alimentos condimentados ou com alho; Alimentos que contenham cafeína como chocolate, café ou chá; Os alimentos do grupo dos lácteos como leite, queijo e iogurte; Grãos ou nozes tais como trigo, aveia, amendoim ou milho; Os alimentos que produzem gases como brócolis, pimentão verde, couve, cebola, couve de Bruxelas ou couve-flor.

 

Por Malanny Serejo

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