Alimentação Para Aumentar a Imunidade

Para a obtenção de uma boa saúde, a principal medida a se tomada é fortalecer e aumentar a imunidade. Isso porque, garantir o bom funcionamento do sistema imunológico aumenta a resistência dele às bactérias e vírus, evitando possíveis doenças e infecções futuras. A solução para aumentar a imunidade está logo ali, na sua mesa.

Uma alimentação balanceada é o segredo para manter nosso organismo protegido, já que os alimentos contêm substâncias bioativas, com grande influência sobre as células brancas do sangue, responsáveis pela defesa dos organismos agressores de nosso corpo. Para isso, basta escolher os alimentos certos e consumi-los frequentemente.

Para aumentar a imunidade, os alimentos devem ser fontes principalmente de: Vitamina C, que aumentam a produção de células brancas que auxiliam no combate de infecções do sangue e aumentam os níveis de interferon, o anticorpo forma película protetora das células impedindo a entrada de vírus. Boas fontes: Fontes: pimentão, brócolis, couve de Bruxelas, couve-flor, sucos de frutas, suco de limão, mostarda, laranja, mamão, morango.

Vitamina E, que aumenta a produção de células B, as células imunes que produzem anticorpos que destroem bactérias, além de também reverter parte do declínio na resposta imunológica comumente associado ao envelhecimento. Boas fontes: amêndoas, brócolis, acelga, mostarda, azeitonas, mamão, girassol e nabo.

Defensores do organismo, os carotenóides presentes nos alimentos ajudam a aumentar a imunidade, além de serem mais protetores contra o câncer do que suplementos de betacaroteno. Deve-se comer pelo menos cinco porções de frutas e legumes todos os dias. As hortaliças de carotenóides são aquelas que apresentam cor amarela, laranja ou vermelha e contêm carotenos, como beta-caroteno. O betacaroteno aumenta o número de células que combatem as infecções.

Vitamina B12: A vitamina B12 é fundamental  para os processos imunológicos porque, sem quantidade adequada de B12, as células brancas do sangue não podem amadurecer e se multiplicar. O ácido fólico também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico e manutenção. Boas fontes: carne, cordeiro, leite, salmão e camarão.

 

Por Malanny Serejo / foto : divulgação

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