Alimentação para Uma Vida Longa e Saudável

Que a alimentação influência na nossa qualidade de vida e contribui para uma vida mais longa e saudável, a gente já sabe. Porém, quais alimentos devem ser ingeridos para se atingir, quem sabe, a meta dos cem anos ou talvez mais? De início, temos conhecimento de que a nossa alimentação deve ser o mais natural possível; e deve priorizar quantidades maiores de frutas, verduras e proteínas de boa qualidade, todo santo dia, dentro do prato.

Mas, será que sua alimentação pode ser considerada correta? Para tirar a prova, leia as recomendações abaixo, e verifique se alguma delas – espero que a maioria -, já faz parte da sua rotina alimentar:

– Coma pelo menos 3 frutas diferentes por dia

– Coma pelo menos de 3 a 5 tipos diferentes de vegetais por dia. O que inclui folhas verde-escuras, crucíferos – como brócolis, couve, couve-flor e repolho. E procure, o máximo possível, variar nas cores, para garantir o consumo de todos os grupos de vitaminas e minerais.

– Coma mais peixe no lugar da carne vermelha ou do frango, pelo menos duas vezes por semana.

-Ingira laticínios de baixa gordura, como iogurtes light, ricota, queijo cottage ou leite desnatado, de 2 a 3 vezes por dia.

– Prefira comer cereais integrais no lugar dos produtos feitos com farinha branca – por exemplo, arroz, macarrão, bolachas e pães integrais no lugar dos brancos.

– Substitua o método de cozimento e evite usar temperos com muita gordura. Faça trocas, usando, por exemplo, geléia no lugar da manteiga, cubo de caldo de galinha no lugar de óleo, e óleo de oliva, gordura mono-insaturada (gordura do bem), ela também pode ser usada no lugar da manteiga, quando for usar gordura para cozinhar.

– E diga não à gordura trans e à saturada. Evitando manteiga, cremes, frituras, biscoitos recheados, salgadinhos, carnes gordas e queijos amarelos.

– Modere o consumo de bebida alcoólica. O excesso de bebida com certeza não te levará a viver mais e de modo saudável. Mas não precisa excluí-la, em pequenas doses diárias, principalmente de vinho tinto seco, ela melhora a qualidade de vida.

– Consuma regularmente fibras, água e probióticos (leite fermentado, tipo Yakult). Uma combinação excelente para o seu intestino funcionar bem – a base para uma vida saudável.

– Encha a geladeira com alimentos antioxidantes (antienvelhecimento) e alimentos funcionais (alimentos específicos para evitar doenças). Soja, aveia, suco de uva, azeite, castanhas, linhaça, alho, amêndoas, salmão, atum, sardinha, repolho, tomate, espinafre, batata doce, banana, são alguns dos exemplos de aliados;

– Moderação nos ovos e café. Alguns estudos mostram que o ovo em excesso pode aumentar até mesmo o risco de diabetes, além do consumo de café, que deve ser regrado para hipertensos e portadores de gastrite.

Por Malanny Serejo

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1 Comentário

  • Muito bom o que está escrito e da maneira como está. Faltou mel e se for consumida com a moderação necessária, nossa cachaça artesanal é páreo para o vinho.
    Parabéns e obrigado por compartilhar estes ensinamentos.
    Abraços
    L.Blanco

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