Alimentação Vegana – O que é?

O veganismo é uma filosofia de vida motivada por ética e respeito aos direitos dos animais, e procura evitar qualquer sofrimento desnecessário a eles. Dentre os principais, não consumir suas carnes e derivados. Os veganos, como são chamados os adeptos dessa prática, não consomem quaisquer produtos de origem animal (alimentares ou não), nem usam produtos que tenham sido testados em animais ou incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes.

O termo vegan (mais tarde traduzido para o português como vegano), foi usado pela primeira vez em 1944, pela Associação Vegetariana Inglesa.  Muitos veganos começaram por ser vegetarianos, tornando-se mais tarde vegans por razões éticas.

A filosofia vegana começou a ser difundida e praticada há milhares de anos, por pequenas comunidades primitivas; Que mantiveram os princípios vegan até o desenvolvimento de suas habilidades para a elaboração de armas. Até então eles eram coletores de raízes, frutos e verduras.

A principal diferença entre vegans e vegetarianos é que sua dieta não possui nada de origem animal como leite, ovos, mel, queijo, gelatina, dentre outros. Na dieta vegana é consumido basicamente cereais, frutas, legumes, nozes, sementes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.

Na alimentação vegana, acredita se que para se ter uma boa saúde é necessário apenas consumir porções diárias de alimentos pertencentes aos seguintes grupos: de grãos integrais e batatas; leguminosas; vegetais verdes e amarelos; e alimentos ricos em vitamina B-12 e minerais. Onde, o ferro e as proteínas, são obtidos através das leguminosas como a soja e seus derivados, lentilha, feijão, grão de bico, e nos cereais integrais (arroz, trigo, cevadinha e o centeio). E o cálcio do leite, pode ser adquirido em vegetais de folhas verdes e leguminosas escuras.

 

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário