Alimentos para Acabar com a Anemia

Ocasionada pela deficiência no tamanho, número de glóbulos vermelhos (células sanguíneas) ou na quantidade da hemoglobina que elas contêm, a anemia pode acarretar em graves consequências para o organismo. Problemas como limitação das trocas de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e as outras células do nosso corpo,

Baixo desempenho no trabalho e na prática de exercícios físicos, dificuldade de concentração, irritabilidade, fraqueza, cansaço, tontura, falta de ar, perda de apetite, palidez na parte interna dos olhos e lábios, dentre outros.

A anemia é causada quando o corpo não consegue produzir as hemácias que necessita para seu funcionamento normal, o que leva a deficiência de nutrientes importantes no combate a anemia,como:

Ferro- necessário para a formação da hemoglobina, transporta o oxigênio das hemácias para os órgãos e tecidos. Sua carência causa fadiga e fraqueza que resultam da diminuição do número das hemácias e da conseqüente distribuição inadequada do oxigênio para as células. Alimentos ricos em ferro: carne vermelha, aves, peixes, mariscos, fígado, amaranto, mexilhão, ostra, tofu, quinoa, aspargo, chicória, feijão fradinho, feijão rajado, lentilha, pimentão, melado e caldo de cana.

Folato- importante para a formação das hemácias, previne o desenvolvimento da anemia megaloblástica. Alimentos ricos em folato: cavala, iogurte-natural-desnatado, sardinha, truta.

Vitamina B12- é necessária para a produção de hemácias, ajuda a prevenir a anemia por deficiência de vitamina B12, comum em vegetarianos radicais ou pessoas com alimentação deficiente. Alimentos ricos em vitamina B12: brócolis, frutas cítricas, morango.

Sem esquecer dos cereais integrais (consumi-los no lugar dos refinados).É importante também combinar a ingestão dos nutrientes acima, com outros que sejam fonte de vitamina C, para pontecializar a absorção deles.

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário