Alimentos para Melhorar a Memória

Alimentos antioxidantes melhoram a memória

A memória é exercitada muitas vezes durante o dia. Quando ela funciona corretamente não há problemas, mas quando você começa a esquecer coisas importantes e corriqueiras o caso deve ser analisado clinicamente.

As células do cérebro, ao longo da vida, são danificadas pelos radicais livres, que produzem uma queda de energia no corpo. Ainda não existem estudos que comprovem os benefícios dos antioxidantes na conservação da memória, mas algumas pesquisas apontam que esta é a melhor maneira de combater os radicais livres.

Uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos podem colaborar muito para um melhor funcionamento do cérebro. Veja a seguir alguns alimentos que beneficiam a memória:

 

Peixes – especialmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, importante antioxidante.

Frutas e vegetais amarelos – mamão, manga, pêssego, cenoura e abóbora. São alimentos fornecedores de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados –  estes alimentos são ricos em vitaminas do complexo B. Auxiliam na comunicação entre os neurônios. Na carne vermelha é possível encontrar o ferro, que pode colaborar com a boa memória.

Oleaginosas – amêndoas, amendoim, avelãs, castanhas e nozes são ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.

Gema de ovo – contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode contribuir para a memória. Sua carência pode estar associada à doença de Alzheimer.

Frutas vermelhas – morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combatem os radicais livres.

 

Por Ingrid de Castro

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