Alimentos que Ajudam a Controlar o Colesterol

As gorduras do sangue – os lipídios – são compostos principalmente pelo Colesterol, o HDL Colesterol (chamado de o bom colesterol), o LDL Colesterol (chamado de o mau colesterol) e os Triglicerídeos. Segundo a Associação Médica Americana, os níveis de colesterol normais se situem abaixo de 200 mg % e que o HDL Colesterol esteja acima de 35 mg %.

Onde, colesterol acima dos níveis citados, implicam em maiores chances de ter doença cardiovascular. Os incluídos nesse grupo devem primeiro corrigir os outros fatores de risco; segundo, controlar o colesterol a cada dois anos e terceiro, basicamente, aumentar sua atividade física e modificar a dieta. Para ajudar, separamos alguns alimentos que auxiliam na diminuição do colesterol. Confira abaixo:

Feijão: é rico em fibra solúvel, que ajuda a levar a gordura para fora do organismo. Uma xícara por dia é suficiente.

Tomate e melancia: alimentos ricos em licopeno, pigmento que confere a cor vermelha nos alimentos, um antioxidante que combate as placas de gordura.

Abacate: rica em gordura monoinsaturada, que diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Consuma-o com moderação, pois é altamente calórico.

Chocolate: sendo o tipo amargo e consumido com moderação (10g/dia), ajuda a reduzir o LDL pela presença de flavonóides.

Aveia: fonte de vitaminas do complexo B, vitamina E e betaglucano, que é uma fibra solúvel que remove o colesterol da corrente sanguínea.

Alho: por conter vitamina E, selênio e compostos alílicos, reduz o LDL, impedindo que a molécula gordurosa se prenda nas paredes das artérias. Evite cozinha-lo por muito tempo em altas temperaturas para não perder suas propriedades benéficas.

Cebola: contém vários compostos que ajudam a diminuir os riscos do endurecimento das artérias, capaz de levar ao infarto.

Peixes gordos: exemplo como o salmão, cavalinha, arenque, sardinha e atum são peixes ricos em ácidos graxos Omega-3. Use-os mais diminuindo o consumo de carne vermelha que é rica em gordura saturada.

Azeite de oliva: rico em gorduras monoinsaturadas, capaz de reduzir o LDL e aumentar o HDL.

Amêndoas, nozes e castanhas: fontes de selênio, vitamina E e gorduras monoinsaturadas, diminuem o LDL e aumentam HDL.

Maçã, laranja e cenoura: são ricas em fibra solúvel chamada pectina que ajuda a reduzir o colesterol.

Uvas roxas: riquíssima em flavonóides, elas ajudam a controlar o colesterol.

 

Por Malanny Serejo

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