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Alimentos que Aumentam a Imunidade

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Espirros, nariz entupido, tosse constante, são alguns dos sintomas que caracterizam a gripe, doença rotineira mais bem irritante e causada basicamente por baixa imunidade. Muito ouvimos falar de imunidade e sua importância, mas, na verdade, boa parte das pessoas não sabe bem do que se trata. Por exemplo, quando os sintomas descritos acima começam a aparecer com bastante frequencia, não te deixando em paz, pode ser que o seu organismo esteja dando um sinal de baixa imunidade. Mas o que é baixa imunidade?

Esta situação ocorre quando nosso sistema imunológico, debilitado, abre espaço para o aparecimento de várias outras doenças, alergias e infecções. Ou seja, dentre as células do sistema imunológico estão os glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, que têm a função de combater agentes causadores de doenças, capturando os microorgamismos estranhos ao organismo. São elas, também, que produzem anticorpos contra doenças. No entanto, alguns fatores, como a alimentação deficiente, podem diminuir a quantidade dessas células de defesa no sangue, nos deixando mais desprotegidos.

Provocando diversas doenças – otites (inflamação do ouvido), pneumonias, problemas gástricos, cistites, herpes dentre muitos outros problemas. Porém, é possível brecar esses inimigos da boa saúde, adicionando certos alimentos à sua nutrição diária, que tem o poder de deixar o sistema imunológico protegido e em dia.

Gengibre: rico em vitaminas C e B6, vitaminas estas que ajudam na defesa do organismo, além de conter gingerol, que auxilia o combate ao câncer.

Cogumelo: rico em proteínas, contendo também minerais, vitaminas, fibras e duas substâncias extremamente importantes para o funcionamento do organismo e auxiliando na redução das taxas de colesterol.

Frutas vermelhas: possuem flavonóides e antocianinas, substâncias responsáveis pela tonalidade da pele e que ajudam a reverter à queda das funções cerebrais e aumenta a liberação da dopamina que é uma substância que tem função estimulante e energizante.

Batata doce: atua no combate ao mal de Parkinson, problemas cardíacos, problemas do fígado e até câncer.

Figo: contribui na regulação dos níveis de insulina e no funcionamento do intestino, uma vez que é rico em fibras. Contém também polifenóis, que impedem a degradação celular causada pelo estresse, pelo fumo e pela poluição.

Tomate: contém licopeno, inibe o crescimento de células cancerígenas na próstata.

Pimenta: uma das melhores fontes de betacaroteno, que auxilia o organismo na luta contra infecções.

Canela: impede o desenvolvimento das bactérias no organismo, impedindo o aparecimento de mau hálito.

Salmão: é rico em Omega 3, óleo com ação antioxidante.

Chá verde: inibe a ação das bactérias maléficas do organismo através da proliferação de bactérias benéficas ao mesmo.

Castanha-do-Pará é rica em selênio, que diminui a degeneração da pele e do cérebro, além de conter magnésio, que auxilia na atividade cardíaca e muscular.

Linhaça é rica em ácido alfa-linoleico e Omega 6, substâncias que auxiliam no melhor funcionamento do intestino e do coração, equilibrando os níveis de gordura do sangue.

Brócolis: fonte de fósforo, potássio, vitamina C, cálcio e magnésio. Fortalece o sistema imunológico é extremamente importante.

Por Malanny Serejo

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