Alimentos que Combatem a Ansiedade

Um sentimento extremamente desagradável, vago e indefinido, a Ansiedade pode vir acompanhado de sensações como frio no estômago, aperto no peito, coração acelerado, tremores e podendo haver também sensação de falta de ar. É uma preocupação exagerada que pode acontecer em diversas situações da vida da pessoa e costuma causar um comprometimento significativo no âmbito social ou profissional do ansioso.

Conheça, abaixo, os melhores alimentos que ajudam a combater a ansiedade:

Maçã: Rica em fibras (principalmente se consumida com casca), carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio. Combate a ansiedade e relaxa.

Uva: Essa fruta tem uma boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol.

Carne: Esse alimento possui niacina, uma vitamina do complexo B que, quando está em falta no organismo, causa depressão. Também é rica em ferro e cobre, que combatem a anemia e transportam o ferro. O zinco, presente em sua composição, é antioxidante: combate os radicais livres e retarda o envelhecimento, e os aminoácidos fazem o cérebro funcionar melhor.

Ovos: Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Consumir dois ovos por semana é o bastante.

Espinafre: A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Leite: A falta de vitamina do complexo B é essencial para manter o bom humor e a ansiedade sob controle. Além de estarem presentes no leite, essas substâncias também são encontradas nas ervilhas, sementes de girassol, batata e peixe. Leite também tem cálcio (que ajuda a relaxar os músculos) e proteínas (que estimulam o sistema nervoso).

Frutos do mar: Por serem ricos em zinco e selênio, agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (Omega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.

Laranja: Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, já que é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. O suco é sua melhor opção de consumo.

Mel: Influencia a produção de serotonina, neurotransmissor que está fortemente ligado às mudanças de humor.

Tomate: Por ter grande quantidade de vitamina B6 e vitamina C, ajuda a combater a irritação. sem contar que é barato e de consumo muito prático.

Alface: Esta é uma ótima opção para aliviar os sintomas de irritação. Mas, invista no talo da planta. Ele contém lactucina, substância que funciona como calmante.

Banana: Contém grande quantidade de potássio, carboidrato, magnésio e biotina, que estimula o sono e te ajudarão a dormir as oito horas que são necessárias para descansar de verdade!

Espinafre: Contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Sem contar que também influencia na normalização do sistema nervoso.

 

Por Malanny Serejo / foto : divulgação

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1 Comentário

  • Fiz a unha de jornal e amei!! Ficou muito legal 😉 obrigada pelas dicas que Sao sempre muito uteis e que eu amoooo!!!

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