Alimentos que se Devem Evitar Durante uma Gravidez

A gravidez é um período muito especial na vida de qualquer mulher. E, como tal, para garantir que o bebê nasça forte e saudável, é fundamental que a futura mamãe cuide muito bem da sua alimentação. Priorizando sempre alimentos naturais e frescos, além de restringir ao máximo o consumo de alimentos industrializados. Confira, abaixo, alguns dos alimentos que devem ser evitados durante a gestação:

Carnes mal passadas

Passe longe delas durante a gravidez. Opte sempre por consumir carne bem passada, para evitar a contaminação com qualquer tipo de bactéria que possa estar presente nas carnes mal passadas. Por isso, sempre que cozinhar carne, tenha a certeza de que ela esteja muito bem cozida.

Peixe cru

As grávidas fãs de sushi, sashimi ou qualquer tipo de prato que leve peixe cru devem manter distância deles por esse período. Pois a probabilidade de sofrer uma intoxicação alimentar é bastante grande.

Peixe com alto teor de mercúrio

Mantenha cautela com os peixes que contenham elevado teor de mercúrio, como o peixe-espada, merluza, agulhão e atum; ricos em mercúrio, eles devem ser ingerido com muita moderação.

Ovo cru

Evite o cosumo de ovos durante a gestação. Pois as bactérias chamadas salmonelas, muito comuns nos ovos, podem ser extremamente nocivas ao bebé.

Alimentos não pasteurizados

Evite consumir alimentos que não estejam pasteurizados. Isto inclui leite e derivados. A pasteurização faz com que o leite ou os sumos sejam aquecidos a uma temperatura que mata os microrganismos, mas sem modificar as propriedades do alimento.

Queijos moles

Os queijos concentram grandes quantidades de bactérias. Especialmente os queijos moles e frescos, que,por serem  feitos de leite não pasteurizado, devem ser restritos da dieta das grávidas. A lista dos queijos que devem ser evitados inclui o queijo azul, camembert, feta, brie, créme e fresco.

Embutidos

Os alimentos embutidos, tal qual as salsichas, salames, etc, encabeçam a lista das proibições para as grávidas. Pois eles podem conter a bactéria Listeria, responsável pela Listeriose. Uma intoxicação alimentar que pode causar sérios danos a saúde da grávida e seu bebê, ou mesmo causar um aborto espontâneo.

Adoçantes artificiais

Mulheres que vivem de dieta, e que costumam fazer uso do Ciclamato, devem evitar seu uso durante a gravidez. Embora alguns tipos como a Sucralose, Aspartame e Sacarina sejam considerados parcialmente seguros, se, claro, forem consumidos com cautela, recentes estudos associaram o consumo destas substâncias ao aumento do cancro em animais de laboratório.

Infusões de ervas

As amantes de um chazinho, durante a gestação, é aconselhável interromper  o hábito de ingerir infusões de ervas, especialmente durante o primeiro trimestre.

 

Por Malanny

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário