Alimentos ricos em ácido fólico

 

Ácido fólico – conheça a importância e alimentos ricos nesta vitamina

O ácido fólico, mais conhecido como vitamina B9, é essencial para a nossa saúde. Ele tem um papel essencial no metabolismo dos aminoácidos, além de estar envolvido na composição dos ácidos nucleicos, as moléculas que carregam a informação genética nas células, assim como na constituição das células sanguíneas, e de alguns dos formadores do tecido nervoso.

O ácido fólico é importantíssimo para o crescimento perfeito e para o bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea. A carência de ácido fólico pode ocorrer mais facilmente em pessoas que consomem dietas pobres em legumes e vegetais folhosos verdes, que são principal fonte desta vitamina. A recomendação de consumo diário de ácido fólico é:

Para crianças – de 150 a 200 mcg/d;

Pra adolescentes – de 300 a 400 mcg/d;

Para adultos – cerca de 400 mg/d;

Para mulheres grávidas – cerca de 600 mcg/d;

Na amamentação – cerca de 500 mcg/d.

Confira alguns alimentos que são ricos em ácido fólico:

– Abacate;

– Alface;

– Amêndoa;

– Amendoim;

– Aspargos;

– Avelã;

– Brócolis;

– Caju;

– Cereais;

– Cerveja;

– Cogumelos;

– Couve;

– Espinafre;

– Feijão;

– Fígado;

– Grão de Bico;

– Laranja;

– Leite;

– Lentilhas;

– Levedura;

– Milho;

– Morangos;

– Ovos;

– Rins;

– Repolho;

– Soja;

– Tomate.

Além deste, outros alimentos podem conter a vitamina B9 em sua composição, devido à fusão de nutrientes. Em alguns casos, além da alimentação, pode ser necessária a suplementação.

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