Alimentos ricos em antioxidantes

alimentos-ricos-em-antioxidantes

Alimentos ricos em Antioxidantes

Eles adiam o envelhecimento e preservam a saúde. conheça abaixo onde encontrar o alimentos que tem Antioxidantes

Os Antioxidantes previnem e reparam os danos celulares causados pelos radicais livres (substâncias altamente produzidas no nosso corpo que estão na origem de doenças como o cancro, doenças cardiovasculares, envelhecimento precose, etc). As melhores fontes de Antioxidantes são os produtos vegetais, crus ou processados, na forma de alimentos sólidos ou de bebidas. Conheça-os melhor.

Confira os melhores fornecedores de Antioxidantes:

Vegetais de folhas verdes e cor escura:

Os vegetais crucíferos, como bróculos e couves-de-bruxelas, destacam-se pela sua riqueza em antioxidantes, de onde se destaca o indol-3-carbinol, que parece prevenir o cancro de mama e outros cancros que se relacionam com os níveis de estrogénio no organismo, como o do ovário e do cólo do útero. Os Antioxidantes presentes nos vegetais de folha escura são ainda úteis na prevenção das doenças do coração. As ervas aromáticas também são riquíssimas em nutrientes protectores, casos da salsa, orégãos, manjericão, etc.

Frutos de bagas (frutos vermelhos):

Amoras, arandos, framboesas, mirtilos, morangos, groselhas, cerejas, entre outros, são ricos em fibras, vitaminas e fitoquímicos protectores. Entre os fitoquímicos, destacam-se as proantocianidinas, que protegem de doenças cardiovasculares e cancerígenas. Existem antioxidantes noutras frutas, como a toranja, as uvas, as ameixas e as laranjas.

Tomate:

Rico em antioxidantes, de onde se destaca o licopeno, o tomate reduz a presença de radicais livres, protegendo as células e ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e cancros. Estudos sugerem ainda uma acção benéfica no controlo da hipertenção e namelhoria da resposta ás infecções. Ajuda a prevenir o aparecimento de doenças do tubo digestivo, melhora o perfil lipídico e ajuda a controlar o excesso de peso e a diabetes. É pobre em calorias.

Azeite:

É a gordura mais saudável, tanto para temperar como para cozinhar. Tem das maiores percentagens de ácidos gordos monoinsaturados (sobretudo ácido oleico), o tipo de gordura que deve ser consumida em maior quantidade. Ajuda a reduzir o “mau” colesterol (LDL) e a manter níveis favoráveis do “bom” colesterol (HDL). Muito rico em antioxidantes, nomeadamente vitamina E.

Leguminosas:

Alimentos muito interessantes do ponto de vista nutricional, pois fornecem proteínas de boa qualidade, hidratos de carbono em quantidade justa, uma quantidade muito generosa de vitaminas e minerais, fibras importantes para o funcionamento do aparelho digestivo e prevenção de doenças e muitos antioxidantes. As leguminosas apresentam uma composição única em antioxidantes e isoflavonas.

Rooibos:

É bebido na forma de infusão, frequentemente chamado “chá vermelho“. O rooibos tem uma composição antioxidante única (é o único fornecedor de aspalatina e um dos dois únicos fornecedores de notofagina, dois antioxidantes naturais). Fornece ainda outros compostos antioxidantes, que incluem a orientina, rutina e quercetina, que se pensa poderem atribuir-lhe benefícios únicos. O sabor agradável e levemente adocicado dispensa a adição de açucar, pelo que é indicado para quem pretende controçar a ingestão de calorias. A riqueza em antioxidantes do rooibos faz dele uma bebida amiga do coração e protectora dos radicais livres.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário