Alimentos Ricos em Cálcio

O cálcio é tido como o quinto elemento mais abundante no organismo. Constitui cerca de 1,5 a 2% do peso corpóreo – 99% do cálcio está nos ossos e dentes e o 1% restante está no sangue e líquidos extracelulares e dentro das células dos tecidos moles. As principais funções do cálcio para a saúde estão na formação da massa óssea e dos dentes, na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos. O cálcio é também muito importante para a coagulação sanguínea. Caso exista falta de cálcio, os principais sintomas são raquitismo e osteoporose.

Além de sua função na construção de ossos e dentes, o cálcio também tem uma série de papéis metabólicos: afeta a função de transporte das membranas celulares, influencia a transmissão de íons através das membranas de organelas celulares, a liberação de neurotransmissores, a função dos hormônios protéicos e a liberação de enzimas dentro e fora das células. O cálcio também é necessário para a transmissão nervosa e regulação do batimento cardíaco.

A recomendação diária para adultos homens e mulheres é de 1.000mg. E sua carência, costuma causar: Deformidades ósseas (osteoporose, osteomalacia, raquitismo);Tetania (espasmos musculares, paralisia parcial e local);Hipertensão.

Conheça, abaixo, os principais alimentos ricos em cálcio:

Lacticínios: Os produtos lácteos são ricos em cálcio de uma forma que é facilmente digerido e absorvido pelo organismo. As fontes incluem leite, iogurte e queijo.

Legumes e verduras : Muitos vegetais, especialmente os de folhas verdes, são ricas em fontes de cálcio. Tente nabiças, mostarda, couve, couve, alface, aipo, brócolos, erva-doce, repolho, abobrinha, feijão verde, couve de Bruxelas, espargos e cogumelos.

Feijão : Por uma outra fonte rica de cálcio, tente feijão preto,feijão, feijão branco, e ervilhas. Além de outros alimentos como o salmão, tofu, laranjas, amêndoas, sementes de gergelim, melaço, e algas marinhas.

Por Malanny Serejo /Fonte:.informacaonutricional.net

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!