Alimentos Ricos em Vitamina B

Atualizado em:

Vitamina b Alimentos Ricos em Vitamina B

A vitamina B é um complexo de oito vitaminas. Elas são hidrossolúveis e possuem importante ação no metabolismo celular.As vitaminas do complexo B são responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.

As vitaminas do complexo B, dentre tantos benefícios, facilitam a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura. No estômago, as vitaminas B estimularão a liberação e controlarão a ação do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentarão a eficácia de sua dieta.

Anteriormente, pensavam-se que as vitaminas do complexo B eram um único tipo de vitamina. Posteriormente, pesquisas mostraram que, na verdade, são vitaminas quimicamente distintas, mas que coexistem nos mesmos alimentos. Onde, por exemplo, suplementos alimentares que contêm todas as oito vitaminas são habitualmente referidos como complexo B. O complexo B, são constituídos pelas seguintes vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12.

Conheça a lista dos principais alimentos ricos em vitaminas do complexo B:


B1: carne, fígado, sementes e farinha;

B2: carne, visceras, legumes e leite;´

B3: peixe, amendoim, tomate, carne, leite;

B5: batata doce, melaço, abacate, lentilha;

B6: carnes em geral, ovos e leguminosas;

B7: banana, carnes, rim, fígado;

B8: clara do ovo, fígado e levedura;

B9 (ácido fólico): germen de trigo, levedura, fígado, vegetais de folha escura;

B12: carne, fígado, leite e ovos.

Por Malanny Serejo / Fonte: belezaesaude.dae.com.br

Revisado por: em .

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!