Alimentos Ricos em Vitamina D

A vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina que promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também, como recentemente descoberto, no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. É uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do colesterol como precursor metabólico através da luz do sol, e de fontes dietéticas.

A vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.

A vitamina D também é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixação de cálcio nos ossos e dentes. Além de ser importante na manutenção dos níveis do cálcio no sangue e na saúde dos ossos, a vitamina D tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas. A deficiência da vitamina D pode ocasionar e aumentar a osteoporose em adultos e causar raquitismo, uma avitaminose, em crianças.

A vitamina D não é obtida apenas através dos alimentos, a exposição ao sol também desencadeia a produção de vitamina D na pele. Alguns alimentos também representam uma fonte desta vitamina. O óleo de fígado de bacalhau foi utilizado também como suplemento alimentar para evitar o raquitismo, sendo hoje em dia facilmente substituível por medicamentos contendo vitamina D, mas a vitamina D da luz solar continua a ser a mais recomendada.

Poucos alimentos são naturalmente concentradores de vitamina D, as fontes naturais mais ricas em vitamina D estão contidas principalmente nos óleos de fígado de peixe e nos peixes de água salgada, como as sardinhas, o arenque, o atum, o bagre, o salmão, a sarda e a cavalinha. Os ovos, a carne, o cogumelo, o leite e a manteiga também contêm vitamina D, mas em pequenas quantidades.

 

Por Malanny Serejo / foto : reprodução

Deixe um comentário