Anticoncepcional Oral

Anticoncepcional Oral 1

Informações importantes sobre a pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é um dos métodos de contracepção mais utilizados. Ela está disponível em diversos tipos, para os mais variados casos e necessidades, algumas com maior quantidade de hormônios, outras com menor. Antes de decidir qual é a pílula mais adequada para você, consulte um médico ginecologista para ter a sua orientação.

O  funcionamento da pílula anticoncepcional depende da forma como você a administra. É preciso seguir as instruções do seu médico. Geralmente, para começar a tomar a pílula, consuma a primeira da cartela no 1º dia da menstruação. Siga tomando uma pílula por dia, sempre acompanhando o calendário. Caso menstrue numa segunda-feira, tome a pílula que está no espaço da segunda-feira na cartela. Depois siga os dias da semana, consecutivamente.

As pílulas anticoncepcionais são vendidas em cartelas que podem ter 21 ou 28 comprimidos. Na de 21 pílulas, é feita uma pausa durante sete dias assim que a cartela acaba. Este é o período em que a mulher deve menstruar. O começo da nova cartela deve ser feito no 8º dia. Já, na cartela de 28 pílulas, a nova cartela é iniciada no dia seguinte, ao término da anterior, sem interrupções. A menstruação concorda com os últimos comprimidos. A pílula anticoncepcional só deve ser tomada de maneira diferente se seu médico lhe fizer alguma orientação particular.

É importante que a pílula seja consumida no mesmo horário, diariamente, pois isso garante uma maior eficácia do método anticoncepcional. Para não esquecer, uma dica é tomar na hora do almoço ou antes de dormir, por exemplo. Caso você se esqueça de tomar a pílula, pode ingeri-la em até 12 horas, sem problema algum. Mas se não o fizer, é melhor usar outro tipo de método contraceptivo até a próxima menstruação chegar.

 

Por Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário