Página inicial » Saúde » Anticoncepcional – Qual o melhor e como usar?

Anticoncepcional – Qual o melhor e como usar?

Atualizado em:

anticoncepcional Anticoncepcional   Qual o melhor e como usar?

Pílula Anticoncepcional

A pílula é o método anticoncepcional mais seguro que existe. Sua margem de segurança chega a 99%, porém esta eficácia dependerá de você. Tem que tomar a pílula nos dias e horários certos, se não ela poderá falhar. As pílulas contêm dois hormônios – o estrógeno e a progesterona – que inibem o amadurecimento dos óvulos, Sem óvulos não há ovulação, sem ovulação não há fecundação e sem fecundação não há gravidez.

Como usar a Pílula Anticoncepcional ?

Antes de mais nada você terá que fazer uma consulta a um ginecologista para decidir junto com ele qual o método anticoncepcional mais adequado para você. O método que é bom para sua amiga pode não ser o melhor para você.

Geralmente a pílula deve ser tomada sempre no começo do ciclo menstrual. Nos vinte dias seguintes você deverá tomar uma pílula por dia, sempre no mesmo horário. Nos outros 7 deverá ficar sem tomar, para que aconteça a menstruação. Caso você esqueça de tomar a pílula, tome ela assim que lembrar. Se já tiver passado mais de 24 horas o mais correto é tomar 2 pílulas juntas. Se passar mais do que 24 horas, pare de tomar as pílulas e aguarde a menstruação descer.

pilula anticoncepcional como tomar 300x151 Anticoncepcional   Qual o melhor e como usar?
Como não esquecer de tomar a Pílula Anticoncepcional

Pense bem antes de decidir o horário para tomar a pílula. O horário escolhido deve ser aquele que você sempre estará disponível para tomá-la.

Dê prefrência para horários como: logo ao acordar, antes de dormir, depois do almoço. Assim fica mais díficil de você esquecer. Com o tempo tomar a pílula anticoncepcional se tornará um hábito comum em seu dia-a-dia. Caso você tenha namorado ou marido, peça para ele ajudar você a lembrar de tomar o anticoncepcional.

  • Importante lembrar : que a pílula anticoncepcional previne apenas a gravidez. Portanto use sempre a camisinha para previnir as DST (Doeças Sexualmente Transmissíveis) como por exemplo a Aids.

Outras utilidades da Pílula Anticoncepcional

Além de ser um método contraceptivo, a pílula também é indicada para outros fins como por exemplo no tratamento de ovários policísticos, tensão pré-menstrual e cólica menstrual.
Tipos de Pílula Anticoncepional

Existem diversos tipos e marcas de pílula anticoncepcional. As mais famosos são: minesse, mirele, yasmin, belara, diane 35, selene, microdiol, microvlar, adoless, level, tâmisa 30, minulet etc.
Pela enorme variedade de pilulas o ideal é que você procure um médico ginecologista para decidir qual pílula tomar. Usar medicamento com tarja vermelha sem orientação médica é muito perigoso. Anticoncepcionais orais tomados de maneira errada perdem sua eficácia ocasionando riscos de gravidez e de efeitos colaterais que podem ser graves.

Medicamentos que interferem na Pílula Anticoncepcional


Alguns medicamentos possuem o poder diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional. Caso você estaja tomando algum deles entre em contato com seu médico.

Os medicamentos mais comuns que possuem este efeito são:

  • Antibióticos que diminuem o efeito da pílula:

ácido clavulânico   , amoxicilina  ,   ampicilina   ,  ciclacilina
cloranfenicol  ,   dapsona ,    doxicilina   ,  eritromicina*
minocilina ,    oxacilina   ,  oxitetraciclina  ,   penicilina G e V
rifampicina  ,   tetraciclina

*Medicamento perigoso: Eritromicina . Este medicamento pode causar perda de eficácia da pílula.

  • Antiepiléticos e Anticonvulsivantes que diminuem o efeito da pílula:

carbamazepina   ,  difenil-hidantoina  ,   fenitoina  ,   fenobarbital
oxcarbazepina   ,  primidona  ,  topiramato

  • Outros medicamentos que podem diminuir a ação das pílulas:

griseofulvina  ,   guanetidina    , metronidazol   , nelfinavir
óleo mineral  ,   ritonavir

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita


9 comentários

  1. Tenho 16 anos e tenho 1,60 e peso 54 o anticoncepcional Yasmin ou diane é bom ,posso tomar ?

  2. cecilia carvalho

    Tenho 1.61m, 78k, tenho prisao de ventre, nao fumo, bebo socialmente gostaria de saber se o anticoncepcional level serve pra mim, fui a ginecologista ela me olhou perguntou minha idade e prescreveu esse..

  3. Ola Gostaria de saber qual anticonsepicional e ideal para mim tenho 18 anos sou magrinha peso 50 quilos minha pele e oleosa tenho prisao de ventre me indicaram o diane so qui nao sei os efeitos colaterais gostaria muito de ajuda ?qual devo tomar?

  4. assim queria saber se existe algum tipo de exame que define qual anticoncepcional é ideal pra vc?e qual é o metodo de que os medicos usam para saber qual receitar para suas paciente pois cada um é cada um e existem varios tipos e marcas

  5. EU TOMO O ANTICONCEPICIONAL (LEVEL)O MEU MEDICO PASSOU PORQUE EU ESTOU DANDO DE MAMA!QUEM NÃO AMAMENTA PODE USAR? OU ELE SE TORNA FRACO?OBRIGADA

  6. Minha namorada começou a tomar a pilula mais ainda comtinuou mentruando por varios dias ao longo dos dias e depois que acabou demorou varias semanas para começar a mestruar novamente é normau ? …

  7. Jéssica larissa

    assim se eu não procurar um ginecologista ocorre algum problema?pq assim não quero que minha mãe fique sabendo que eu não sou mais virgem , fico com medo dela saber que eu fui ao ginecologista…e tbm tenho vergonha de ir com meu namorado , ou minha sogra .

    • Oi Jéssica é muito importante que você vá ao ginecologista, iniciar uma vida sexual requer responsabilidades. Chame a sua sogra ou vá com o seu namorado, deixe ele esperando na sala de espera e converse com o médico a respeito de suas dúvidas. e o mais importante ainda use sempreeeeeeeeeeee CAMISINHA. Pois existem várias doenças sexualmente transmissiveis.

  8. Na bula do ciclo 21 diz que provoca cancer,O medico do sus receitou para minha namorada olha,e nao e que comecou a aparecerferidas no corpo,num praso de 2 meses,fiquei irado,que vontade de cassar esse medico!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>