Bandagem Funcional – Para que Serve

Tudo sobre a bandagem funcional

 

Atualmente muitos atletas têm aparecido em jogos e competições utilizando um tipo de fita coloca no corpo, em lugares específicos. Esta é a chamada “bandagem funcional”, uma técnica desenvolvida pelo quiropata Kenso Kase nos anos 1970. A sua função é estimular o sistema linfático e muscular, promovendo maior estabilidade às articulações.

 

A bandagem funcional serve para auxiliar no controle da circulação do sistema arterial, venoso e linfático, além de estabilizar a temperatura corporal. A bandagem funcional é um tratamento alternativo que ajuda os nos tratamentos com fisioterapeutas.

 

Por Ingrid de Castro.

Esta forma de tratamento pode ser desempenhada em indivíduos de todas as faixas etárias, até mesmo em bebês, sendo muito útil na precaução e combate às cólicas. Outro grupo de pacientes que podem ter grande melhoramento com este tratamento são aqueles que passaram por derrames ou paralisia muscular.

A bandagem funcional é uma maravilhosa forma de diminuir edemas e dor, ocasionados por uma lesão muscular. Podem ser naturalmente aliviadas pelas sinuosidades que a bandagem oferece, tencionando a pele e instigando a circulação.

 

  • A bandagem previne:
    Piora da lesão inicial;
    Lesão compensatória em partes adjacentes;
    Atrofia por desuso.

  • A bandagem permite:
    Continuar o condicionamento e fortalecimento corporal freqüentemente perdido durante a inatividade pós-lesão;
    Manutenção da habilidade e reação freqüentemente devido a fatores inibitórios (dor, medo de lesar novamente).

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário