Barriga dura na Gravidez

 

O que significa a barriga endurecida na gravidez?

 

A maioria das mulheres durante a gestação tende sentir a barriga muito dura por algum tempo. Este pode ser um sinal de contração uterina, algo completamente normal e, até mesmo, esperado especialmente a partir do momento em que são completadas as 37 semanas de gestação. Uma contração é uma sensação de enrijecimento da barriga seguido de relaxamento. Há quem confunda com a sensação de barriga esticada, pois é normal também que no final da gravidez a barriga fique mais rígida.

 

Este enrijecimento temporário da barriga logo no início da gestação não deve ser razão de preocupação. Este fato pode ser, simplesmente, causado por uma contração uterina e para acabar com o desconforto, a mulher precisa somente relaxar por alguns instantes. Quando a barriga fica dura na gravidez, o que se deve fazer é procurar uma posição confortável e respirar lentamente para que não sinta uma dor tão forte ocasionada pela contração.

 

Quanto mais perto estiver do nascimento do bebê, mais frequentes se tornam as contrações e mais dolorosas também. O intervalo de tempo entre elas é cada vez menor, até o momento do parto, caso ele seja normal. O sinal mais significativo do trabalho de parto são as contrações rítmicas e ajustadas, isto é, aquelas que começam a cada 15 minutos, duram cerca de 1 minuto, passando a seguir e que com o passar do tempo, vão diminuindo o intervalo de tempo entre elas.

 

 

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe um comentário