Benefícios da Hidroginástica

Atividade física que promove grandes benefícios ao organismo, a hidroginástica promove o estímulo cardíaco, pulmonar e muscular, além de contribuir para o bem-estar psicológico, em qualquer faixa etária. É uma prática que vêm conquistando cada vez mais adeptos, em maior número as mulheres, que já se mostram fãs do exercício. Por se tratar de uma atividade aquática que, além de eficaz e segura, é mais prazerosa e divertida. E o melhor, não é preciso saber nadar para praticá-la!

O principal objetivo da Hidroginástica, é o conseguir um bom condicionamento cardiovascular e muscular. Realizado através do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento.  A hidroginástica é também eficiente no combate e prevenção do stress, bem como melhorar a força muscular, flexibilidade, resistência e qualidade de vida do praticante.

Por ser realizada na água, a prática da hidroginástica é considerado um exercício de baixo impacto, não ocasionando, portanto, dores, espamos – contração involuntária – musculares, transpiração e cansaço elevado. Pois, dentro da água, a sensação é de redução no peso corporal, o que reduz a tensão nas articulações. Dessa maneira os exercícios de hidroginástica são desenvolvidos com muita facilidade, aumentando assim o rendimento à aula e possibilitando a prática da atividade por um maior período de tempo. E bem eficaz para quem deseja também emagrecimento, o gasto calórico é, em média, de 260-400 Kcal por hora.

Outro benefício da hidroginástica é o relaxamento muscular, por intermédio da massagem feita pela água, através da pressão e da resistência. Garantindo um aumento da circulação sanguínea e alivio às tensões. Mas para isso, a hidroginástica, deve ser praticada de maneira adequada e regularmente. Pode ser feita por pessoas com pouco ou nenhum condicionamento físico, inclusive gestantes.

Para as grávidas, a hidroginástica ajuda bastante na prevenção de dores lombares, cervicais, aumenta a circulação nas pernas, facilita na hora do parto e no período de recuperação. A hidroginástica possui diversas modalidades, são elas: Hidro Local,Water Running, Hidro Core, Deep Running, Hidrobol, Hidro Sport e demais modalidades que fazem uso de esteiras, bicicletas ergométricas e trampolins imersos na piscina.

Por Malanny Serejo / Fonte:.boasaude.uol

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