Benefícios da Natação Na Infância

É verdade que desde cedo as crianças devem ser incentivadas a praticarem alguma atividade física, pois as vantagens de um esporte iniciado logo cedo são inúmeras, sendo a natação uma excelente dica de esporte ao público infantil. A natação é o esporte que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses. É praticada de forma recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma melhor adaptação ao meio líquido.Também é comprovada a eficácia da natação para a melhoria do aspecto físico e da postura, essenciais para o desenvolvimento motor da criança.

A prática da natação propicia inúmeros benefícios:

– A criança que pratica natação tem o sistema imunológico mais fortalecido pois desde cedo é submetida a mudança de temperatura, sua capacidade de desenvolver anticorpos aumenta e favorece sua resistência.

– Há uma amenização e prevenção de problemas respiratórios (asma,bronquite…), pois auxilia na expansibilidade dos pulmões e no desenvolvimento da musculatura respiratória.

– Previne problemas posturais e ortopédicos.

– Proporciona noções de sobrevivência em casos de acidentes no meio líquido, desenvolvendo segurança e auto-confiança.

– Propicia um melhor desenvolvimento psico-motor: trabalha a lateralidade, percepções tátil, auditiva e visual da criança, além de noções espacial, temporal e de ritmo. Com isso, há um conhecimento e domínio do corpo que facilitam a formação da imagem corporal integrada e rica através da sensório-percepção.

Durante o aprendizado da natação, são proporcionados o maior número de experiências e vivências para que a criança se descubra e desenvolva suas potencialidades, habilidades e sua auto-confiança, respeitando sempre seu ritmo e limitações.

Conheça os principais objetivos propostos à criança  durante a aula de natação:

-Adaptação através de brincadeiras; fazer com que a criança sinta-se a vontade na água;

-Respiração: domínio, controle e ritmo;

-Flutuação em várias posições;

-Equilíbrio com e sem deslize;

-Propulsão: batimento alternado de pernas;

-Saltos: saltar e movimentar-se em cima da água;

-Saltar de cabeça (ponta);

-Cambalhotas;

-Desenvolver a coordenação motora em geral e a sociabilização;

-Iniciação e aprendizado dos estilos: Crawl,Costas, Peito e Borboleta (golfinho);

 

Por Malanny Serejo

Deixe um comentário