Benefícios de uma Boa Noite de Sono

Sono é o nome dado ao repouso que fazemos (ou deveria-se fazer) em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período nosso organismo realiza funções essenciais para a manutenção da boa saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, relaxamento e descanso da musculatura. Por isso a importância de se ter uma boa noite de sono.

Para atestar a influência de uma boa noite de sono em nosso corpo, um estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, impediu onze pessoas, de idades entre 18 e 27 anos, de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O resultado e efeito foram devastadores. No final da pesquisa, foi constatado que funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade! E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes.

Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chances de ter problemas no seu desenvolvimento físico. O hormônio do crescimento continua sendo liberado mesmo na fase adulta. Embora em doses menores, isso continua ocorrendo durante o sono. Em pessoas adultas, uma boa noite de sono evita a flacidez muscular e garante vigor físico.

Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. Com isso a velha expressão “estou bêbada de sono” tem fundamento e explicação. O efeito de uma madrugada em claro pode ser comparado ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas fundamentais.

 

Por Malanny Serejo / foto: divulgação

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