Beneficios de uma Boa Postura

Importância de postura e seus benefícios

Muitas pessoas pensam que a postura é apenas uma questão estética, mas os problemas que uma má colocação da coluna pode causar são vários e bem sérios. Essa preocupação com a boa postura tem que começar desde criança. O relaxamento desde cedo pode fazer com que no futuro essa coluna nunca mais consiga ficar cem por cento ereta.

A boa postura pode estar relacionada com o bem-esta físico, harmonia entre corpo e mente. Já a má postura, é o resultado desse mal-estar e até os fatores emocionais podem estar influenciando na colocação errada da coluna. Uma pessoa tímida ou entristecida, por exemplo, pode andar curvado e nem perceber isto.

Muitos fatores influenciam nessa boa ou má postura, desde o sexo até a situação emocional e seus hábitos. A boa postura pode corrigir muitos desses aspectos com seus benefícios. Não sentir-se curvado nem passar sentindo dor nas costas pode deixar você mais confiante e animado, melhorando, inclusive, a sua auto-estima.

A má postura é muito comum em pessoas que exerçam trabalhos em escritórios, onde ficam muitas horas em frente ao computador. A altura da mesa e da cadeira é muito importante, além da distância que você deixará entre você e a mesa. Tudo isso influencia na maneira como você irá sentar para trabalhar. Você poderá estar curvando a coluna de várias maneiras.

Para ter uma boa postura:

1– Nunca pegar um peso no chão sem flexionar os joelhos;

2– Quem fica longo tempo em pé, deve evitar ficar apoiado em uma só perna;

3– Nunca virar o tronco abruptamente, os pés devem acompanhar o movimento do corpo

4– Não fique sentado durante horas seguidas; levante durante cinco minutos, caminhe, alongue os braços e pernas e volte ao trabalho;

5– Coloque um apoio nos pés que possibilite mantê-los em um ângulo aproximado de 90 graus;

6– Regule o encosto e o assento da cadeira de acordo com sua altura;

7– Evite apoiar os pés nas rodinhas da cadeira;

8- Ao escrever no computador, mantenha o cotovelo na mesma altura da mesa;

9– Coloque o monitor do computador a uma distância de 40 a 60 cm do rosto;

10– Para digitar utilize apoios para o punho e o cotovelo, assim alivia o ombro.

 

Por Ingrid de Castro

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