Página inicial » Saúde » Benefícios do Alho Poró

Benefícios do Alho Poró

Atualizado em:

beneficios alho poro Benefícios do Alho Poró

O alho-poró é um vegetal que pertence à mesma família (Alliaceae) que as cebolas e os alhos. O alho-porro era já utilizado pelos antigos Egípcios, Gregos e Romanos que depois levaram o vegetal a diversas partes da Europa. Muito consumido principalmente na culinária do Egito e Médio Oriente, pode ser ainda conhecido pelos termos alho-francês, alho-macho, alho-poró, alho-porró, alho-porrô, poró, porro, porró, porrô, porro-bravo e porro-hortense.

Em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-poró produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas a mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas.

São geralmente semeados em canteiros, em estufas, dos quais se retiram as mudas, que se podem encontrar no mercado e transplantar para hortas. Depois da muda, é uma planta particularmente resistente. Existe um conjunto de variedades particularmente adaptadas ao frio e que se mantêm prontas para consumo durante o inverno.

Com sabor suave e agradável, ele é rico em vitaminas A e C, potássio, cálcio, fósforo e carotenóides, O alho poró é anti-inflamatório, inibe o crescimento de bactérias e ajuda na eliminação de substâncias carcinogênicas e melhora o sistema imunológico. Sem contraindicações (com a exceção das pessoas que precisam seguir dieta de baixo potássio), o alho poró pode ser consumido cru (especialmente a parte branca) em saladas e patês; cozido em massas, tortas e sopas; acompanha peixe, frango, peito de peru e queijos, sem agredir o sabor dos outros alimentos.

Para a saúde, o melhor é consumi-lo o mais cru possível, para que conserve suas características naturais. Pois quando levado ao fogo, mesmo que seja o mínimo possível, a hortaliça perde muitas de suas propriedades nutricionais. Amigo da boa forma, o alho poró tem uma quantidade irrisória de calorias: quatro para cada colher de sopa (medida recomendada para consumo diário).

 

Por Malanny Serejo

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita


Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>