Benefícios do Amendoim para a Saúde

 

O amendoim e seus benefícios

O mês de julho já chegou, mas ainda tem muita gente por aí em clima de São João, aproveitando as festas regadas a quentão, pipoca, paçoca e muitas outras delícias. É mais do que adequado evidenciar nesse momento a importância de um dos alimentos mais consumidos nessas festividades, o amendoim.

Pois é, tão pequenino, porém rico em nutrientes importantes e fonte de diversos benefícios. O amendoim entra no seu cardápio apenas durante as festas juninas? Então repense e ache um lugarzinho para ele no seu dia a dia durante o ano inteiro.

O amendoim é uma leguminosa, assim como a soja e o feijão. Ele constitui uma ótima fonte de antioxidantes, possui níveis mais elevados do que a maçã, a cenoura e a beterraba. É rico em ácido oleico, um tipo de gordura saudável também presente no azeite de oliva.

Além de sua propriedade antioxidante, este alimento também é rico em gordura monoinsaturada, que é muito favorável para a saúde do coração. O amendoim também possui o flavonóide “resveratrol” em sua composição, nutriente importante para o fluxo sanguíneo no cérebro. Sua presença diminui os riscos de derrame cerebral.

O amendoim também estimula a produção de ácido nítrico, que quando é liberado nos vasos sanguíneos proporciona sensação de relaxamento, causando a dilatação e, por conseqüência, aumento no fluxo.

A leguminosa ainda é rica em ômega 3 e 6, selênio, magnésio, cálcio, vitamina E, B, fósforo, ferro, potássio e ácido fólico.

 

 

Por Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário