Benefícios do Chá Verde Para Saúde

Proveniente da planta Camellia sinensis, o chá verde é originário da China e da Índia. O primeiro registro escrito sobre o uso do chá data do século III a.C, Onde o tratado de Lu Yu, conhecido como o primeiro tratado sobre chá com caráter técnico, escrito no séc. VIII, durante a dinastia Tang, definiu o papel da China como responsável pela introdução do chá no mundo.

  • É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Embora algumas outras ervas sejam vendidas com o título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito somente a partir da folha do arbusto Camellia Sinensis.
  • Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior frequência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades antioxidantes do chá verde a ela atribuídas.
  • A preparação do chá verde é diferente dos chás tradicionais. Para ser preparado, a água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ultrapassar 3 minutos.

 

  • São vários os benefícios atribuídos ao chá verde, dentre um deles está a prevenção de câncer. Devido aos flavonóides e às catequinas presentes na planta, que possuem a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores. Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e o consumo diário deste chá ajuda a diminuir os níveis sanguíneos de LDL ( colesterol ruim).
  • Estudos recentes também descobriram que o chá verde em creme melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, aumentaria a proteção contra o câncer de pele. Além disso, a planta do chá verde (Camellia sinensis) é rica em tanino, que também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.
  • O chá verde também possui propriedades estimulantes e desintoxicantes, além de ativar a circulação sangüínea e aumentar a resistência às doenças. No Brasil, o cultivo da planta é inibido pelo clima tropical, mas pode-se encontrar facilmente o produto, na forma de saches, em supermercados, farmácias, e lojas de produtos naturais.

 

Por Malanny Serejo / foto divulgação

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário