Benefícios do Gengibre em Pó

Atualizado em:

Gengibre em pó

gengibre po Benefícios do Gengibre em Pó

Considerado por muitos como “a raiz que queima gordura”, o gengibre pode ser utilizado in natura, cápsulas ou o mais comum, em pó. Mais prático, o uso do gengibre em pó, pode ser mesmo assim, por vezes discriminado, por o acharem menos saboroso do que o gengibre fresco, no entanto, o gengibre em pó, é na verdade um excelente aliado na cozinha. O que faz a diferença é comprar um gengibre em pó de boa qualidade.

  • O gengibre seco pode ser moído inteiro ou sem casca, com casca resulta em um pó mais grosseiro, mais escuro e de qualidade inferior. O método usado para retirar a pele (às vezes escaldado ou com limão) também faz diferença na cor. Por isso quanto mais fino e menos fibroso for o pó melhor, normalmente o de melhor qualidade também custa mais caro e tem cor bem clara. O gengibre também varia de sabor de acordo com o local onde é produzido e se esta informação estiver disponível na hora da compra é uma boa indicação sobre a qualidade. O da Jamaica é considerado o melhor, com sabor picante e cítrico, é de coloração clara e tem textura bem fina. O chinês, também é considerado de excelente qualidade, bem fino e claro.

 

 

  • O gengibre foi introduzido no Brasil no século XVI pelos colonizadores. Apresenta muitas propriedades medicinais devendo fazer parte da alimentação diária. O gengibre é quente em potencial, leve e gorduroso. Por isso, estimula a digestão, alivia a constipação, possui efeitos anticoagulante e é um tônico cardíaco.

Devido ao princípio ativo gingerol, componente quimicamente semelhante à aspirina, o gengibre em pó é um excelente remédio para enjôo ou náuseas, inflamações e dores de cabeça. Além de outros benefícios como ajudar no tratamento de doenças reumáticas, obesidade e digestão; é relaxante (ajuda a ter uma boa noite de sono); estimulante gastrintestinal; aperiente; combater os gases intestinais (carminativo), vômitos, rouquidão e ser expectorante.

 

Por Malanny Serejo / foto : divulgação

Revisado por: em .

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!