Benefícios do Mel Para a Saúde

O mais antigo adoçante usado no mundo, o mel é conhecido do homem a milênios, que tinha nele um alimento poderoso, considerado pelos gregos por exemplo, como um produto sagrado e milagroso. E não é para menos, o mel é uma fonte riquíssima de vários nutrientes: frutose, sacarose, glicose (carboidratos); potássio, selênio, cobre, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas). E pode ser utilizado tanto na alimentação quanto para a cura de doenças.

Substituto eficiente e bem menos calórico que o açúcar branco, o mel contém, em uma colher (chá), cerca de 25 calorias, enquanto a mesma medida de açúcar contém 40 calorias. O mel é frequentemente associado à longevidade, sobretudo para a medicina chinesa, que acredita que as pessoas que desejam ter uma vida longa e saudável devem fazer uso do alimento todos os dias, além de ser ele uma aposta natural e muito saborosa.

Porém, nem todas as pessoas estão liberadas para consumir o mel. Os diabéticos, por exemplo, devem evitá-lo, pois o mel possui carboidratos simples, como a frutose e a sacarose, que elevam rapidamente a glicemia na corrente sanguínea.  Do mesmo modo, crianças antes dos três anos de idade, pois o alimento pode conter esporos de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo, que provoca intoxicações graves nas crianças.

Além de agradável ao paladar, o mel faz um bem enorme para saúde e bem estar, por ser uma grande fonte de energia, ele estimula a formação de glóbulos vermelhos porque possui ácido fólico, ajudando, também, a incrementar a produção de anticorpos. É anti-séptico, antibiótico, conservante e, se consumido regularmente, possui um efeito emoliente que auxilia na digestão, fortalecerá o tórax, o sistema nervoso e os pulmões.

Como concentra vitaminas do complexo B, C, D e E, além de minerais, água e enzimas, o mel demonstra ótimos resultados também quando aplicado sobre a pele, podendo ser usado para curar borbulhas, úlceras e todo o tipo de impurezas. Experimente fazer uma máscara de mel de abelhas ou misturar quatro colheres de iogurte com 1 colher de mel e aplicar sobre a pele irritada, logo conseguirá um grande anestésico e calmante.

O mel também é recomendado para o sistema nervoso, por ser um ótimo tranquilizante, bem como tônico e depurativo do sangue, calmante das vias respiratórias (combate a tosse, bronquite e asma), laxante, desintoxicante e regularizador do intestino.

 

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário