Benefícios do Pilates na Gravidez

 

Bem-estar para as mamãe com a prática do pilates

A atividade física é essencial em qualquer fase da vida, mas durante a gestação é necessária uma atenção maior para que não haja nenhum problema com o bebê a mamãe. O pilates é um exercício que está sendo cada vez mais indicado para as gestantes, seus benefícios são muitos e esta é uma das atividades que oferecem menos riscos para as futuras mamães.

O pilates pode ser exercitado para alcançar o fortalecimento abdominal, perineal, diafragmático e do tronco, o que resulta em estabilidade para o corpo todo. A atividade pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer idade, pois não possui contraindicação.

O pilates para gestantes, por meio de exercícios de respiração e controle corporal, auxilia na hora do parto através do aperfeiçoamento da capacidade de relaxamento, contração e fortalecimento de uma parte do corpo feminino que se assemelha a uma cama elástica, formada por treze músculos conhecidos por musculatura do assoalho pélvico. Ela está localiza no fundo da cavidade pélvica e seu fortalecimento é útil  porque é sobre este assoalho que está o peso do feto e placenta.

Além do bem-estar físico e mental, o pilates exercita o corpo inteiro, ao mesmo tempo, alivia dores causadas pela má postura e o peso da barriga, fatos que dão origem à chamada lombalgia. Em uma fase mais adiantada da gravidez, quando se pratica pilates no solo em posições laterais, uma medida para aliviar a pressão sobre as costas é apoiar a barriga sobre um travesseiro.

Para as grávidas os exercícios que promovem a circulação dos membros inferiores são muito interessantes, pois condicionam o corpo para suportar as mudanças em evolução, como o peso da barriga e os inchaços nas pernas e pés.

 

Ingrid de Castro.

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