Botox Contra Enxaqueca

Aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o botox, substância usada para amenizar marcas de expressão, agora pode ser usado também para o tratamento de enxaquecas. Doença crônica, ela atinge, em média, 2% da população mundial, onde, São considerados portadores da doença, pacientes que apresentam mais de 15 dias de dor de cabeça por mês, e cada crise com duração média de quatro horas diárias.

O botox aplicado para enxaquecas é advindo da marca da farmacêutica Allergan para a toxina botulínica tipo A, que foi aprovada como uma forma de prevenir crises. A substância é injetada em até 39 pontos da cabeça e do pescoço do paciente. Mesmo o mecanismo de ação da droga não seja totalmente conhecido, Acredita-se que a toxina botulínica iniba a inflamação dos vasos sanguíneos da cabeça e que ela altere a percepção da dor, sendo, assim, um método eficiente para “enganar” a enxaqueca.

Para aprovar a indicação do botox contra enxaqueca, a Anvisa usou uma pesquisa com 1.384 voluntários nos Estados Unidos e na Europa. O estudo mostrou que, após seis meses de tratamento, aqueles que receberam aplicações de botox tiveram 8,6 dias a menos de enxaqueca por mês. Entre os que receberam placebo, a queda foi de 6,6 dias.

Entretanto, a indicação do botox para enxaqueca crônica é realizado de modo bastante específico e criterioso. E o botox é aplicado com uma ampola em várias partes da cabeça e pescoço por um médico especialista, podendo substituir ou reduzir o medicamento preventivo ou, no caso, analgésicos. O efeito do botox, em geral, não é imediato, mas as crises vão perdendo a intensidade, a partir de mais ou menos 15 dias depois das injeções. Porém, semelhante às aplicações destinadas para tratamentos estéticos, elas precisam ser refeitas periodicamente, entre três a seis meses.

Atualmente alguns planos de saúde já cobrem os custos do tratamento. E O uso de botox no tratamento de pacientes com enxaqueca crônica já está aprovado em países como os Estados Unidos e Inglaterra. As aplicações do botox sempre devem ser feitas por um neurologista, sendo o tratamento contra indicado para quem têm doenças na junção muscular, gestantes e pessoas com infecções.
Por Malanny Serejo / Fontes: veja.abril.com.br/cefaleias.com.br

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário