Cabelos lisos e bem cuidados

cabelosgrande

É preciso ter muito cuidado ao mudar o tipo de alisante. O alisante tem que ser compatível com a marca usada anteriormente. Se a fórmula de antes era à base de tioglicolato de amônia, não se deve trocar por um alisante à base de hidróxido de sódio ou de cálcio.

As químicas podem fazer com que os cabelos se partam, quando feita de maneira inadequada. É obrigatório se fazer um teste prévio em uma pequena mecha da nuca.

Os fios também podem se partir devido a forma de aplicação do produto de alisamento.  Deve-se pentear e enluvar todo o cabelo seguindo o sentido do crescimento.

Nunca deixe o produto por mais tempo do que o indicado e faça uma neutralização correta.

O neutralizante deve ser aplicado após o alisamento para que o ativo químico não continue agindo pois a pode haver a quebra dos fios.

O tioglicolato e hidróxido de sódio, não são compatíveis. Para que você possa trocar o tipo de alisante deve-se cortar os cabelos.

Caso faça uso do produto alisante em casa peça ajuda a alguém para ter certeza da aplicação uniforme em todo o cabelo.

Qualquer alisante capilar queima o couro cabeludo se usado de forma incorreta.

O uso freqüente de produtos para relaxamento e alisamento danifica o cabelo.

Usar tintura e alisante ao mesmo tempo danifica os cabelos. Faça primeiro o alisamento e após um intervalo de 15 a 20 dias poderá estar utilizando a coloração.

Qualquer cabelo que receba química é indispensável a hidratação e reestruturação para repor as substâncias perdidas durante o processo.
Óleos vegetais e silicones fecham a cutícula, devolvendo o brilho e a maciez ao cabelo também devem ser utilizados.

Queratinização ou cauterização devem ser feitas no mínimo uma vez por mês é um tipo de tratamento reconstrutor dos fios, tendo a função de repor a queratina que é eliminada durante processos de alisamentos.

Toda fórmula de produtos para cabelo deve ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária por isso verifique se o produto escolhido é registrado.

Tipos de alisantes encontrados:

Tioglicolato de amônio
O tioglicolato é um princípio ativo que serve para amolecer a fibra capilar, deixar o fio maleável, para ser moldado como se desejar. Se pentear, ele alisa. Se enrolar, ele forma cachos
Ele age no córtex, quebrando as ligações de cistina (um dos 18 aminoácidos, partes de proteína que formam a fibra capilar).  A força do produto para quebrar as ligações é a menor entre outros produtos, alisa menos. Mas a agressão é reduzida, tendo menor perda de proteínas e de água do interior da fibra.
O tioglicolato é geralmente aplicado em fios virgens ou anteriormente processados com ele.
Cabelos frágeis após tinturas e descolorações, prefira o tioglicolato de amônio para alisar.

Hidróxido de guanidina
A guanidina, é mais potente na quebra de ligações de cistina do que o tioglicolato, mas sua força é menor em relação ao sódio e ao lítio. Muito cuidado na hora da mistura, pois se usado cálcio em demasia o resultado é ressecamento.
O uso da guanidina é indicada para cabelo virgem ou já alisado com essa base, seja crespo, afro, grosso ou resistente.
Os cabelos podem ser coloridos, de preferência com tonalizante sem amônia.
Os lisos com guanidina não se deve fazer reflexos, porque o ressecamento provocado pelo cálcio e a perda protéica na quebra das ligações de cistina são potencializados pelo oxidante.
A guanidina é um tipo de hidróxido, ela aceita outros hidróxidos, como o de sódio e o de lítio.

Hidróxido de sódio
É um dos alisantes mais usados, tendo ação intensa porque, além do grande potencial para quebrar as ligações de cistina, contém moléculas menores, penetrando facilmente na fibra ele quebra maior número de ligações em menor tempo, resultando em um alisamento mais rápido.
A substância é adotada em cabelo virgem, já alisado com a base, crespo e afro.
Luzes e mechas não devem ser realizadas em cabelos tratados com hidróxido de sódio, porque o oxidante potencializa os danos. A resistência do cabelo fica comprometida, podendo ocorrer quebra.

Hidróxido de lítio
O hidróxido de lítio é menos usado do que o de sódio, por ser menos disponível.
Como no uso da guanidina e do sódio, o correto é a aplicação de tonalizante ou tintura semipermanente, ambos sem amônia.
O produto é restrito a fios muito crespos e sem coloração ou descoloração.

Henê
Alisa e colore os fios e é incompatível com outras substâncias alisantes.
Quem utilizar esse princípio precisa ter paciência se quiser modificar o cabelo, pois ele não poderá ser colorido nem tonalizado.
Para a utilização de qualquer outro tipo de alisante para quem usa o henê deve esperar os fios crescerem e ir cortando as pontas para eliminar o produto.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

8 Comentários

  • eu uso hene aus tres anos e meu cabelo e maravilhoso e comprido e com muito brilho eu nao descuido da hidrataçao procuro usa sempre os melhores creme de hidrataçaõ um deles e novex repositor de massas e o outro e o, raçaõ humana e os meus preferidos eles sao otimos e meus cabelos e so elogio

  • Eu costumo utilizar guanidina como base para o meu alisamento … no entanto o produto resseca demais o meu cabelo … fica parecendo um bombril … e fora que fica todo embaraçado … gostaria de saber o que fazer para minimizar os efeitos do produto … pois faço hidratação com produtos importados todo mês e não resolve … o que realmente vai melhorar a situação do meu cabelo ??? que tipo de hidratação , processo … vai realmente melhorar as condições do meu cabelo ??? desde já agradeço … Vanessa

    • Ola Vanessa existe um ritual da kerastase que se chama ritual kerathermie ele é maravilhosooooooooooooo !!!!! Ritual Kérastase Kérathermie – Plástica Capilar em um cabelo detonadissimo e a resposta foi imediata ,resultado maravilhoso e olha que esse tratamento é para ser feito em quatro etapas quinzenais mas já na primeira aplicação a diferença é visivel e animadora. o preço do kit varia por sites pela net que entregam em casa de 350 a 390 reais .(são 5 produtos mas da pra fazer pelo menos umas 3 aplicações em cabelos médios e umas 4 em curtos. )

      Caro sim e muito ,porem valeu cada centavo gasto . Quer saber mais dicas de tratamento para cabelos acesse o blog > http://adrianeboneck.com.br/

    • se seu cabelo fica parecenndo bombril vai ai uma dica.use 3 colheres de creme de hidrataçao pantene reconstruçao 2 colheres de açucar e 5 ml de b pantol liquido faça 2 x por semana é tiro e queda e se estiver muito ressecado mesmo use o b pantol puro tambem vai gastar bem menos do q seus produtos importados evai da resultado.bjs

  • SOU LOIRA USO A COR 12.11 COM OX 40…PASSEI UM PRODUTO QUE SEGUNDO A CABELEIREIRA É UMA PROGRESSIVA A BASE DE AMINOACIDO,NOME DE ‘CISTINA’…MAS DEPOIS DE TRES DIAS QUANDO EU LAVEI MEU CABELO ESTAVA DA METADE PARA AS PONTAS ESTOURADO ,PARECIA UM BOMBRIL EMBARAÇADO,QUEBROU UM POUCO,FIQUEI APAVORADA ATE CHOREI … LIGUEI PARA CABELEIREIRA ELA DISSE QUE MEU CABELO ESTAVA POROSO,NA PARTE DE BAIXO POR ISSO ACONTECEU E ME PEDIU PARA IR AO SALÃO,NÃO ENTENDO SÓ USO PRODUTOS BONS,HIDRATO SEMPRE CUIDO MUITO DOS MEUS CABELOS.NO SALÃO ELA HIDRATOU MEU CABELO E USOU UM PRODUTO EQUILIBRIUM DA LINHA AVORA ,MARAVILHOSO PARECE QUE ELE FEXOU AS CUTICULAS DOS FIOS ,NÃO FICOU PERFEITO MAS ESTOU FAZENDO UMA VEZ POR SEMANA ,ACHEI QUE IA TER DE CORTAR CURTO ESTAVA HORRIVEL ,MAS CADA VEZ QUE FAÇO MEU CABELO RECUPERA MAIS.
    ESSA PROGRESSIVA DE ‘CISTINA’ É AMONIA? POIS TINHA UM CHEIRO FORTE.ELA DIZ QUE NÃO ,QUE E UM AMINOACIDO COMPATIVEL COM CABELOS LOIROS.PERDI A CONFIANÇA ESSE PRODUTO NUNCA MAIS ,MESMO ASSIM GOSTARIA DE SABER O QUE ACONTECEU REALMENTE E QUAL O MELHOR PRODUTO PARA ALISAR CABELOS COMO O MEU,NÃO E NEM ONDULADO É UM LISO MAS CHEIO QUE DA UMA ARMADINHA,POR ISSO FAÇO PROGRESSIVA PARA TER MENOS TRABALHO E NÃO DETONAR MEU CABELO EM ESCOVAS E PRANCHAS.AGUARDO RESPOSTAS PARA MINHAS DUVIDAS,AGRADEÇO DESDE JÁ ,BJS

    • Solange existe uma regra para quimica de alisamento em cabelos loiros ,se usar água oxigenada de 30 ou 40 volumes e tons acima de 10.0 corra de qualquer quimica que alise ate aquelas que prometem deixar os fios loiros sem danos é puro marketing , como vc mesma viu na primeira vista fica lindo depois de alguns dias é apenas lágrimas . Opte ou em tingir de loirissimo ou alisar ,escovas progressivas etc…. pela falta da pigmentação os fios nao conseguem reter a queratina nos cabelos e acontece que a quimica ao bater na cuticula do fio desprotegido acaba detonado as madeixas deixando-as elasticas e com o PH descontrolado.
      o ideal nesses casos é muita hidratação , plastica capilar ou cauterização capilar afim de repor a queratina perdida atraves das quimicas .
      boa sorte queria beijos .

Deixe um comentário