Cabelos lisos – técnicas e tratamentos

cabelo-liso

Cabelos lisos

Cabelos lisos e domados é o sonho de muitas mulheres mesmo com a moda dos ondulados mais o liso ainda é o forte e muitas fazem qualquer coisa para que isso se realize

Encontramos várias técnicas em salões de beleza para deixar os cabelos escorridos, mas também podemos conseguir com tratamentos de cremes e xampus, prancha alisadora (chapinha), amaciamento, alisamento japonês e a escova tradicional.

Mais do que uma questão estética, ter cabelos lisos é prático. Muito cuidado porque tem pessoas recorrendo a fórmulas caseiras para conseguir o visual escorrido sem gastar muito. Os desastres pode ser o pior possível.

Escova progressiva
Agora sem o famoso formol – a substância tóxica responsável pela proibição do produto – a progressiva trata os fios através da queratina. O efeito não é o mesmo, no entanto, evita as reações na pele, olhos, vias respiratórias e a destruição dos fios.

Cremes e shampoos
Encontramos no comércio cremes e shampoos que facilitam o penteado liso e disciplinam o cabelo alisando deixando mais pesado e com menos volume. Os produtos facilitam a escova e reduz o trabalho, mas não garante fios escorridos.

Prancha alisadora
As pranchas facilitam a vida das mulheres. Após secar os fios depois do banho e separar o cabelo em mechas com três dedos de largura e um de espessura para depois deslizar a prancha.
O processo deve preservar os fios muito próximos ao couro cabeludo e deslizar pelos fios sem pausas para evitar que eles sejam queimados e fiquem ressecados e quebradiços.

Amaciamento
Este tipo de processo poderá ser feito em casa mas com cuidado para não danificar a estrutura dos fios e não esquecendo de fazer o teste de mecha. Ele diminui o volume sem alisar e resolve em 50% a rebeldia dos cabelos. O amaciamento é um processo suave e pode ser feito até em cabelos tingidos.

Alisamento japonês
A técnica deixa os fios lisos definitivamente tendo que fazer só retoque de raiz, por utilizarem produtos químicos fortes no processo de alisamento devemos procurar profissionais capacitados.
O profissional deve fazer uma avaliação dos cabelos antes de aplicar a técnica para verificar se eles comportam tanta química e só depois aplicam o produto e a prancha alisadora.
Com tantas inovações a técnica já pode ser aplicada em cabelos tingidos com um resultado satisfatório.

Escova tradicional
Podemos encontrar nos salões de beleza várias novidades de alisamento, mas muitas mulheres ainda preferem a velha e antiga técnica da escova redonda e o secador.
Mas lembre-se de manter a distância de três dedos dos cabelos e do secador para não danificar os fios.

O alisamento
Diga adeus aos cabelos molhados todos os dias para tentar domar as madeixas. O alisamento em cabelos crespo costuma ficar bom da terceira aplicação em diante os cabelos começam a ficar moldados e quando se faz uma escova costuma durar até a próxima lavada.
O alisamento distribui a queratina, torna os fios maleáveis e com a ação térmica das pranchas faz a reestruturação dos fios, que se tornam permanentemente lisos.

Dicas e truques essenciais
Para facilitar a escova, seque os fios e use um defrizante.
Ao final da escova aplique um óleo “lustrador” que tira os fios arrepiados.
Faça a escova durar, use spray quando terminar todos os processos.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário