Cálculo da idade gestacional

 

Como calcular a idade da gestação

 

O cálculo da idade gestacional é uma estimativa que se faz para conhecimento de quantos meses a mulher está grávida, além disso, ele também é importante para saber a provável data do parto. Este cálculo é realizado pelo obstetra, considerando-se sempre a data da última menstruação (DUM), contando semana por semana e dias completos.

Para calcular a idade gestacional semana a semana, comece a contagem a partir do primeiro dia da última menstruação, marcando em um calendário a data. A cada 7 dias a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida. Por exemplo: se a data da última menstruação foi dia 12/03/2013 e a mulher descobriu que estava grávida, para saber de quantas semanas ela está, deve-se contar o 1º dia de gravidez como sendo o dia em que veio a última menstruação, isto é, no dia 12/03 e, assim, no dia 17/04/2013 ela estaria com 5 semanas e 5 dias de gestação.

 

Uma gestação pode perdurar por até 41 semanas e seis dias. É considerado prematuro o bebê que nasce antes mesmo de completar as 37 semanas de gravidez. Sendo assim, a data prevista do parto é aquela na qual se completa 40 semanas. O bebê pode nascer duas semanas antes até duas semanas depois desta data, isto é totalmente normal.

 

O site “Dr. Eduardo Rosa”, ginecologista e obstetra, possui uma página com uma calculadora eletrônica que oferece em um instante a sua idade gestacional e o dia provável do parto. Confira:

http://www.dreduardorosa.com.br/idade-gestacional.php

 

 

Por Ingrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário