Caminhar na Esteira Ergométrica é Bom ou Ruim?

Embora seja um exercício super fácil de fazer, muitas pessoas ainda tem dúvidas, se é melhor caminhar ou correr na rua ou na esteira, ou ainda, se caminhar na esteira faz realmente bem ou não. Ambos os exercícios possuem suas vantagens e desvantagens, mas, para sanar de vez as dúvidas com relação à esteira ergométrica, veja abaixo as diferenças entre os dois tipos de modalidade.

Uma das principais vantagens da caminhada ao ar livre, é ser ela uma atividade aeróbica de maior gasto calórico em comparação com a feita na ergométrica; sendo, portanto, de maior eficiência para quem busca perder peso de maneira rápida. Isso acontece porque, ao ar livre, a pessoa entra em contato e sofre influencias dos mais diversos fatores climáticos e geológicos, como influencia da pressão do ar, desníveis de solo, temperatura do ambiente etc.

Outra coisa que costuma pesar para alguns praticantes é o fato da liberdade, de não estar preso em um determinado ambiente, além da caminhada ao ar livre costumar ser sempre mais prazerosa. Em contrapartida, um dos grandes pontos negativos de se caminhar no parque é que, ao contrario da esteira ergométrica, você se encontra exposto as mais diferentes (e até perigosas) situações, como também ter mais chances de provocar maior desgaste muscular.

Uma das melhores opções para quem dispõe de pouco tempo para a pratica de atividade física, a Esteira Ergométrica ganha pontos e pode ser uma boa solução, tanto na academia ou mesmo dentro de casa, neste ultimo, a esteira sai na frente pela facilidade e comodismo que atribui, pois com ela, dá para se exercitar assistindo um programa de TV, ouvindo musica, lendo uma revista e, principalmente, caminhar nos dias de chuva (impraticável para quem caminha na rua – a menos que queira chegar em casa acompanhado de um belo resfriado).

Os maiores contras da esteira ergométrica, sobre tudo as “caseiras”, costumam ser justamente a perda da concentração na atividade (provocada pelas distrações – tv, rádio etc -, encontradas em casa), além de ter aumentada a produção e suor que pode levar à desidratação, por ter a troca de calor prejudicada devido a não estar em contato com o meio ambiente. Por isso ao caminhar na esteira ergométrica é indispensável (mais do que na caminhada ao ar livre) ter sempre por perto uma garrafa d’ água. Outra desvantagem da esterira ergométrica é também acabar sacrificando demais os músculos das pernas, podendo levar a inflamações e torções. Para que isso não ocorra, deve-se evitar utilizar o modelo mecânico da esteira, que, embora o gasto calórico seja maior, também é potencializado o risco de lesões musculares.

 

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

1 Comentário

  • gostaria de saber preciso esmagrecer rapido estou fazendo uma dieta balanciada indicada de uma nutrcionista e faço uma hora de estero quero saber se vou conseguir

Deixe um comentário