Como Prevenir a Diabetes

Doença que mais mata no Brasil, O diabetes pertence ao grupo dos males crônicos. Ocorre quando o organismo, motivado pela alta taxa de glicemia encontrado no corpo, deixa de produzir insulina ou o faz de maneira tão insuficiente que não consegue usá-la adequadamente para suprir suas necessidades. A diabetes quando detectada, muda completamente o estilo de vida da pessoa. Que vai precisar, a partir de agora, se adequar a novos comportamentos e alimentação, para manter sempre estáveis os níveis de glicose no sangue, e assegurar uma vida saudável.

Algumas das principais causas do desenvolvimento do diabetes estão relacionadas aos maus hábitos de vida, como alimentação rica em gorduras, falta de exercícios físicos, estresse e fator hereditariedade.

Existem três tipos de diabetes, a do Tipo 1, conhecida também por diabetes juvenil, costuma aparecer antes dos 30 anos, em crianças e jovens, sendo responsável por quase toda  deficiência de insulina no organismo. A do Tipo 2, a mais comum, apresentada em mais de 90% dos diabéticos. Acomete pessoas acima dos 30 anos e evolui sem dar sinais de sua presença. Ligada à obesidade e sedentarismo, nela a insulina no sangue pode estar aumentada, mas não funciona adequadamente. E a mais rara, Diabetes Gestacional. Não oferece grandes riscos por ser temporária, é causada pelo hormônios da gravidez, que aumentam a glicose no sangue e diminuem a ação da insulina.

Alguns sintomas podem denunciar a presença do diabetes, como: aumento da vontade de urinar; sede excessiva; fome constante; cansaço permanente; cicatrização lenta de ferimentos; formigamento ou ardor nas mãos e pés; perda ou ganho de peso; problemas de visão; infecções frequentes de pele, gengiva ou couro cabeludo; têm maior probabilidade de vir a ter a doença. Seu diagnóstico é realizado através da avaliação dos níveis de glicose pelo exame de sangue e de urina, chamado glicosúria.

Mesmo sendo perigosa, a diabetes é uma doença de fácil prevenção. Que inclui atitudes bastante simples:

– Coma alimentos ricos em fibras, como verduras e legumes (crus e cozidos) e frutas (com casca ou bagaço).

– Modere a quantidade de frutas numa mesma refeição. Mesmo saudáveis, ainda sim carregam açúcar (frutose).

– Se exercite pelo menos 30 minutos por dia, esse tempo já o bastante para evitar a obesidade e melhorar a circulação dos vasos sangüíneos.

– Atenção aos alimentos light. Aparentemente inofensivos, eles podem conter açúcar! Embora o alimento light contenha uma porcentagem menor de  gorduras e açúcar, ele não os exclui por completo. Evite o exagero, principalmente de refrigerantes light.

– Evite ou consuma com frequência limitada sal de cozinha, caldos de carne e frango em tabletes; sopas de pacote, maionese, molhos prontos, embutidos, queijo parmesão e frituras em geral.

Por Malanny Serejo

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