Chocolate Ajuda a Emagrecer?

Chocólatras de plantão, podem comemorar! Foi comprovado, a delícia, até então proibida para os que desejam se ver, enfim, livres dos quilinhos a mais, ajuda a emagrecer, sim.  Tudo isso graças aos ácidos fenólicos presentes no cacau, responsáveis pela ação emagrecedora. Eles atuam interferindo na produção da leptina (o hormônio da saciedade, que, nos obesos, sua produção é reduzida), ajudando a queimam calorias, além de contemplarem o corpo com uma boa dose de antioxidantes, que previnem o acúmulo de gordura nas células.

Por tanto, degustar o chocolate assim como contribui para um corpo enxuto, deixa a saúde em dia. E tem mais: os fitoquímicos do cacau melhoram a secreção da adiponectina, o que aumenta a ação antiinflamatória, reduzindo os riscos de diabete e aterosclerose. Melhor impossível, não? Poderoso, o cacau inibe consideravelmente um mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura. Entretanto, todo esse poder está contido no chocolate amargo.

Conheça mais algumas propriedades do chocolate e como ele pode auxiliar na sua dieta:


– Promove saciedade:

Uma pesquisa realizada pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca, e publicada na conceituada revista americana International Journal of Obesity, apontou que os pacientes que consumiram um tablete amargo pela manhã, ainda em jejum, ficaram mais saciados que o restante da turma: eles ingeriram 15% menos calorias ao longo do dia em comparação com o grupo que optou pelo chocolate ao leite.

– Diminui a vontade de comer doce:

O cacau apresenta algumas substâncias, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, que agem no cérebro fechando os receptores que clamam por doce, sobretudo na TPM.

– Mantém a insulina sob controle:

Outra vantagem do chocolate amargo é a capacidade de melhorar a sensibilidade à insulina em pessoas saudáveis. Mecanismo esse que ajuda não só a combater o diabete, como também evita a produção excessiva de insulina, que está intimamente ligada ao estoque de gordura.

– Melhora o humor:

Por ser rico em carboidratos, o chocolate ajuda na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Além disso, concentra outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina, que reforçam sensação de bem-estar e combatem a depressão, e reduzem a ansiedade.

Por Malanny Serejo /Fonte:www.saude.abril.com.br.

foto crédito: Dreamstime

Deixe um comentário