Ciclo Menstrual Feminino

O ciclo menstrual feminino ocorre todos os meses e em cada ciclo, o corpo está sendo preparado para uma gravidez. Cada mês, o endométrio (forro do útero) se engrossa e se prepara para acolher um óvulo fecundado.

Entre 15 e 20 óvulos começam à amadurecer dentro de cada ovário. Cada óvulo está fechado dentro de seu próprio folículo. Os folículos produzem estrogênio, o hormônio necessário para a ovulação. Todos começam a amadurecer e aquele que atingir a maturação necessária, é liberado pelo ovário.

Entre maturação e liberação, é levado em média um tempo de duas semanas mas, pode levar entre oito dias a um mês completo para ocorrer a liberação do óvulo. (Às vezes até mais tempo).

Se não ocorrer a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide), a produção de hormônios cessa e esta parte do endométrio que engrossou se desprende dando início à Menstruação. Logo após outro ciclo será iniciado.

O processo é dividido em três fases:

1. Parte inicial do ciclo, onde os ovários amadurecem óvulos e o endométrio se engrossa.

2. Em 14 dias (aproximadamente) após a última menstruação, um óvulo é liberado. O endométrio está grosso e esponjoso.

3. O óvulo viaja através da trompa de Falópio e o folículo que o protegia, se rompe e o óvulo agora é um corpo amarelo, “corpus luteum”. O corpus luteum começa a liberar o homônio chamado progesterona que pára a possível liberação de outros óvulos até o próximo ciclo menstrual.

O corpus luteum tem uma vida limitada entre 12 à 16 dias. Raramente essa quantidade de dias varia de mulher para mulher.

O ciclo menstrual feminino se conta do primeiro dia da menstruação até o dia anterior ao começo da próxima menstruação. A duração de cada ciclo varia para cada mulher. Pode variar entre 21 e 90 dias, embora normalmente se encontra entre 28 e 32 dias. O ciclo pode modificar-se ao longo da vida da mulher.

Durante os 30 ou 35 anos que uma mulher pode engravidar, ela menstrua entre 300 à 500 vezes. A duração da menstruação também varia e pode durar entre 3 e 7 dias, sendo também de intensidade variada.

Na teoria é impossível que uma gravidez ocorra durante a menstruação. Porém, na prática, sem o uso de um método contraceptivo eficaz, podem ocorrer ovulações espontâneas em qualquer momento do ciclo menstrual e isto, pode acontecer tendo a mulher um ciclo menstrual regular ou irregular.

A menstruação é um dos assuntos que causavam mais controvérsias e há inúmeros mitos populares. Por exemplo, durante a menstruação a mulher não pode praticar esporte ou atividade física intensa, ou nem mesmo tomar banho, cozinhar ou ingerir certos alimentos. Ainda bem que a mulher moderna já não presta atenção a estes mitos e sabe que pode levar uma vida normal e desempenhar suas funções diárias, apesar de estar menstruada.

Fonte: www.e-familynet.com

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário