Coceira Vaginal – sintomas e tratamentos

Atualizado em:

coceira vaginal Coceira Vaginal   sintomas e tratamentos

A maioria das mulheres já apresentaram em algum momento da vida  coceira na região vaginal, tanto na região interna quanto externa. E o maior medo entre elas é se essa coceira foi transmitida sexualmente.

A coceira vaginal é um sintoma bastante característico de um processo alérgico. O uso constante de calcinha de lycra, sabonete íntimo, asseio com substâncias abrasivas como vinagre e outras, podem desencadear o prurido (coceira) associado à vermelhidão e irritação da região.

Nestes casos, recomenda-se o abandono das calcinhas de lycra, retirada da substância que esteja sendo usada para asseio e o uso de sabonete neutro. É importante lembrar que o uso de calças jeans o dia inteiro também favorece esse sintoma.

A maioria das mulheres que passam o dia inteiro de calça no trabalho tendem a ter mais facilidades em contrair a coceira vaginal, alem de contribuir para o surgimento de alergias na região genital.

Existe também a coceira vaginal interna, que já não ocorre por motivos alérgicos. A principal doença associada a isso é a candidíase. Nesse caso, a coceira é intensa e pode ser interna e externa, associado a ardor, dor ao urinar, inchaço, vermelhidão, dor na relação sexual e um corrimento branco, sem cheiro, semelhante à nata de leite ou queijo cottage e pode piorar antes da menstruação.

A candidíase é causada pelo fungo Candida albicans que pode se proliferar na vagina por um desequilíbrio do ambiente, normalmente ocasionado por alguns comportamentos comuns como: deixar a calcinha secar no banheiro e não em local arejado, asseio vaginal incorreto, talco, sabonete íntimo, passar o dia inteiro com a mesma roupa.

Existe também a coceira vaginal interna que está relacionada a uma doença sexualmente transmissível, é a tricomoníase. Associa-se a um corrimento esverdeado, abundante e mal cheiroso. Pode apresentar também dor durante a relação sexual. Importante procurar o seu médico para o tratamento tanto seu quanto do parceiro. Caso seja tratada só a mulher, os sintomas aparecerão novamente.

Fonte: Dicas de Mulher

Revisado por: em .

12 comentários

  1. Estou com umas pintas vermelhas na parte vaginal. nisso coça muito, ao tomar banho arte. o q deve ser?

  2. Oi, estou com dor e coceira no clitoris ele tá inchado e quente e muito vermelho e não arde p urinar,já na regiao da vagina nao sinto nada ,nunca senti isso o q pode ser ???

  3. Oi boa tarde , quase uma semana , venho sentindo uma coceira na região do clitoris , é as pontinhas ficam vermelhas porque eu coço , a pouco tempo meu namorado teve infecção urinaria , e depois nos tivemos relaçao sexual , porem ele me deu o mesmo remedio que ele tomo , diminuiu a coceira durante o dia , mais quando tomo banho coça então eu coço ai fica vermelho e eu fico com vontade de urinar quando urino queima muito ! estou muito nervosa .

  4. Oi uns tempos traz tive candiasse fiz o tratamento e melhorei . mas agora estou com uma cosseira insuportável nas região externa ,quando coso a minha vagina fica ressecada e dói muito não sei oque fazer não tenho escorrimento nenhum ! por favor me ajudem !!

  5. oi tomei anticoncepcional 6 meses seguidos agora deixei vim minha menstruaçao e agoa começou uma coceira insuportavel na vagina e algumas bolinhas vermelhas e vermelhidão por toda região vaginal. O que pode ser isso??
    alguem me responde por favor

  6. Oi, tava pesquisando e achei o site, gostariaa q me ajudassem, fazem 2 dias q estou com uma coceira na minha vagina, na parte externa, e o lugar fik vermelho qdo coço, e percebi q os labios gdes ficam um pouco enxadinhu qdo começa coçar. coça e depois fik algum tempo sem coçar, e depois volta, eu usei uma sabonete intimo, e sempre me depilo com cremes depilatorios e os creme nunca tinha feito nd, será q eh o sabonete, o q posso passar p parar isso. Obg e espero q possam me ajudar. aguardo retorno bjus

  7. oi
    De um tempo pra cá começou surgir umas alergias na minha vagina interna e externa,
    logo depois q tive a primeira relação sexual
    fui na ginecologista mas ela disse q ñ era nada
    mas agora tenho isso quase sempre
    tenho 20 ano sou casada a um mes o q eu faço

  8. oi…
    Sempre que estou perto de menstruar, começo a sentir uma coceira insuportavel na parte externa da vagina,prox do clítoris.
    Ja fui a varios médicos e eles passam pomadas e dizem que é corrimento mas não é.Pois se fosse sujava minhas calcinhas ou teria algum tipo de cheiro e não tem.
    Já passaram até comprimidos pra eu tomar.
    Oque eu faço?Antes de menstruar começa a coceira insuportável.E quando acaba a menstruação passam uns 5 dias a coceira desaparece,como se nunca tivesse existido.
    Ajudem-me não aguento mais ir a tantos mádicos diferentes e não ter resultado,somente gasto.
    Quero engravidar! mas como?

  9. oi…
    esta perto de eu menstruar,e comecei a sentir uma coceira insuportavel e um ardor na vagina,seguindo tambem de um corrimento esbramquiçado parecendo uma nata de leite.
    sou casada a 2 anos e isso nunca ocorreu isso antes.
    o que será q deve ser isso?

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!