Colesterol HDL – O que é?

Colesterol bom, o HDL é o responsável por retirar o excesso de colesterol das células, minimizando seu depósito na parede das artérias. Quanto maior o teor de lipoproteínas HDL, mais se pode evitar a obstrução arterial pela Aterosclerose (formação de placas de colesterol ruim LDL nas paredes arteriais, que pode causar enrijecimento, perda ou entupimento das artérias).

O colesterol HDL age formando uma classe de lipoproteínas de alta densidade que variam em tamanho e capacidade, e carregam colesterol dos tecidos do corpo para o fígado. É chamado de “bom colesterol” por ter a capacidade de remover o colesterol da ateroma dentro da artérias, e transportá-lo de volta ao fígado para ser excretado. Servindo como um protetor da saúde cardiovascular do organismo.

Imprescindível ao nosso corpo, este colesterol benéfico é a única via que o organismo dispõe para expulsar colesterol das células e eliminá-lo através do fígado e das fezes. Também fundamental ao metabolismo do organismo, ele participa na composição das membranas celulares, síntese de hormônios sexuais masculinos e femininos (testosterona e estrógeno) e produção de sais biliares (como a vitamina D).

Estudos têm mostrado que altas concentrações de HDL (mais de 60 mg/dL) tem valor como proteção contra doenças cardiovasculares. Baixas concentrações de HDL (abaixo de 40 mg/dL para homens e de 50 mg/dL para mulheres) são um fator de risco para essas doenças. Além de alguns fatores como: hereditariedade, dieta rica em gordura animal, diabetes e alcoolismo podem alterar os níveis de colesterol e elevar a concentração de LDL (colesterol ruim) e baixar o HDL, aumentando os riscos de complicações.

Os homens possuem maior tendência a ter menores níveis de HDL, que costuma ter tamanho menor e menos capacidade do que nas mulheres. Integrantes do grupo de risco, os homens também têm uma maior incidência de doença cardíaca de aterosclerose.

Em geral, uma pessoa adulta saudável deve apresentar os seguintes índices de colesterol:

Nível de LDL menor que 130 mg/100ml;

Nível de HDL maior que 60 mg/ 100ml no sangue.

Por Malanny Serejo / fonte :www.abcdasaude.com.br/

foto: Getty Images

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário