Cólicas na Gravidez – saiba mais

 

Cólicas durante a gestação são normais?

Durante o período da gestação o corpo da futura mamãe sofre com diversas modificações, algumas que podem causar muitas inseguranças e curiosidades. As cólicas estão entre os fatos que mais causam preocupação nas grávidas, especialmente pelo fato de poderem significar algum problema mais grave no início da gravidez, mas também podem não determinar nada, apenas mudanças no corpo.

Carregar um bebê dentro da barriga ocasiona uma pressão nos músculos, ligamentos, veias e outros tecidos internos do corpo, por isso não é nada fora do comum sentir alguns desconfortos, inclusive as cólicas. Geralmente estas dores tendem a melhorar e aliviar assim que a grávida encontra uma posição de relaxamento. Caso contrário, se as dores persistirem e ainda surgirem sintomas como febre, sangramento, calafrios, vômitos e dor para urinar, o melhor é procurar a orientação do seu(ua) médico(a).

As cólicas e uma dor persistente nas costas podem dar o sinal de um falso trabalho de parto. Quem ocasiona isto é a pressão na região pélvica e no reto. Geralmente é comum sentir este tipo de desconforto nas últimas semanas de gestação. É normal que estas dores sejam mais suaves que as causadas pelas contrações do trabalho de parto. Para algumas mulheres a dor é aliviada deitando, caminhando, aplicando bolsa de água quente ou tomando um banho morno.

As cólicas acompanhadas de sangramento e dor no baixo ventre durante o período dos três primeiros meses podem significar um abordo espontâneo, portanto, fique de olho e mantenha o acompanhamento com o seu especialista sempre.

 

Por Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário