Comer à Noite Faz Mal? Dúvidas e Respostas

Muitas pessoas acreditam que comer durante à noite pode fazer mal. Conselho esse que, na verdade, não passa de mito. O que pode acontecer ao dormir logo após a refeição é algum desconforto, como azia ou queimação, afirmam os especialistas. Por isso, o problema está no horário em que a pessoa vai dormir. Ela deve aguardar obrigatoriamente duas horas para se deitar.

Segundo os nutricionistas, o mais saudável é aguardar estas duas horas desempenhando alguma atividade, mas nada de exercícios físicos pesados. A pessoa deve, por exemplo, assistir à televisão ou ficar no computador para se manter acordada.

Um dos riscos de se fazer refeições à noite é exagerar na quantidade e comer apenas alimentos que demoram mais para serem digeridos pelo organismo. Durante a noite, o aparelho digestivo trabalha mais lentamente e acaba aumentando as reservas de gordura e provocando gases.

Aconselha-se comer apenas alimentos mais leves e de fácil digestão no período da noite, especialmente se for muito mais tarde que 9h. Boas opções,
é apostar nas saladas e nas massas, que são digeridas mais rapidamente pelo organismo. Além disso, a noite é uma ótima hora para aproveitar e se nutrir consumindo os vegetais que não teve a oportunidade de ingerir durante o dia devido à falta de tempo.

Como nosso metabolismo é mais lento à noite, a digestão demorada pode provocar gases pelo aumento da fermentação da comida no intestino. Sendo assim, para evitar que o jantar se converta em reserva de gordura, procure jantar sempre a metade ou 3/4 da quantidade do almoço. Assim, é um exagero afirmar que dormir após comer faz mal. Deitar logo após fazer uma refeição aumenta a chance de refluxo, o que pode atrapalhar o sono. O ideal, é não comer grande volume de comida e evitar gorduras e frituras à noite.

Por Malanny Serejo /Fonte: saude.terra.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário