Como Acabar com a Caspa

Problema constrangedor, a caspa acontece em decorrência do aumento excessivo da produção de óleo pela glândula sebácea e consequente descamação do couro cabeludo; fazendo gerar os incômodos floquinhos brancos caídos na roupa, que ficam ainda mais evidentes em peças escuras.

Além de deixarem o cabelo mais pesado, sempre sujo e sem brilho, as caspas diminuem a auto- estima das pessoas, causando bastante desconforto. Podem ser causadas por diversos fatores, por exemplo: couro cabeludo oleoso, proliferação fúngica, estresse, resíduos de tratamentos químicos, distúrbios hormonais e dermatites. Em casos mais severos, o tratamento da caspa deve ser realizado por um dermatologista, que irá identificar a causa específica das caspas e recomendar a solução apropriada.

Para combater a caspa, aprenda algumas medidas simples:


– Lave sempre o cabelo com água de morna para fria, com temperatura por volta de 22ºC.

– Evite secador muito quente: ele estimula as glândulas sebáceas a produzir mais óleo – daí a oleosidade acumula e provoca caspa.

– Cautela com colorações capilares e outras químicas: elas podem irritar o couro cabeludo e causar descamação.

– Condicionadores, finalizadores tipo leave-in e silicones devem ser passados longe da raiz.

– Mantenha uma dieta saudável (diminuindo o consumo de álcool e alimentos ricos em gorduras saturadas), beba bastante água e tente evitar o estresse.

– Não durma com os cabelos molhados e nem úmidos.

– Hoje em dia já existem xampus e demais produtos específicos para esse tipo de problema, lave os cabelos com eles diariamente.

– Algumas receitas caseiras também costumam apresentar resultados positivos no tratamento da caspa, uma das mais utilizadas, recomenda o uso de vinagre no couro cabeludo, massageando e espalhando o líquido pela raiz do cabelo. Você poderá utilizar ainda o extrato do suco de limão e, da mesma forma que o vinagre, espalhar por toda a cabeça.

 

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário